Cidade recebe premiação nacional na área da Saúde.

Médico, bacteriologista, epidemiologista e também sanitarista, o cientista Osvaldo Cruz foi pioneiro no combate às moléstias tropicais, como a febre amarela; além de enfrentar a varíola e a peste bubônica. Cento e oito anos após sua morte, o cientista empresta o nome ao prêmio “Osvaldo Cruz”, que certificará 50 municípios brasileiros, entre os quais:  Governador Celso Ramos, em Santa Catarina.

O evento de premiação ocorre em Gramado/RS, nos dias 14 a 17 de junho, durante o 2º Fórum Nacional de Gestores Municipais. O Secretário Municipal de Saúde e Saneamento Josué Ocker da Silva é quem representa a municipalidade e a equipe da secretaria municipal no evento. Entre os critérios utilizados para a premiação estão: a) projetos e obras municipais na área da saúde; b) destaque do Município por meios de comunicação; c) Análise dos recursos 15% da verba pública; d) índice de mortalidade infantil; e e) análise das medidas gerais de proteção à saúde da população.

Governador Celso Ramos possui oito unidades de saúde divididas em cinco áreas de atuação, e tem como serviços prestados: a vacinação e o teste do pezinho; e como exames efetuados: a Ultrassonografia, o Eletrocardiograma, e a Puericultura. O Município conta com uma policlínica, na localidade de Calheiros, com a seguintes especialidades: Clínico geral; Ortopedia; Ginecologia; Odontologia; Cardiologia; Dermatologia; Pediatria; Pequenas cirurgias. Os programas são: NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); Fonoaudióloga;  Psicóloga; Assistente Social; Antitabagismo; DST/HIV. O Município possui também com uma clínica de Fisioterapia.

A partir de 2013, as unidades de saúde de Governador Celso Ramos passam a contar com novos veículos e ambulâncias, além de equipamentos de uso geral para exames. Também houve investimentos nas farmácias que atualmente tem um melhor e mais eficaz controle de medicamentos.