Prefeitura sem papel: projeto de transformação digital da Prefeitura de Governador Celso Ramos já iniciou

A Prefeitura de Governador Celso Ramos deu início, na quinta-feira (01/02), ao projeto de modernização administrativa da gestão municipal. Internamente, a maioria dos encaminhamentos, pedidos e serviços passaram a ser realizados de forma digital por meio de uma plataforma de tramitação eletrônica de documentos e processos. O objetivo é agilizar processos administrativos e diminuir o uso de papéis nos órgãos públicos.

O secretário Geral de Gabinete da Prefeitura Municipal, Matheus Fagundes Siqueira, conta que na semana passada esteve em uma reunião com o Léo Corrêa, Gerente de Processos da Modernizando Cidades, representante da 1Doc, para falar sobre a adesão ao sistema. A partir desse momento, os servidores municipais, que passaram por um treinamento nos meses de dezembro e janeiro para aprender como usar a ferramenta, colocaram em prática o novo procedimento digital.

“A plataforma já está em funcionamento. Ela traz mais eficiência a todos os setores da prefeitura. Integraremos os processos administrativos sem a utilização de papel, e isso vai evitar gastos do dinheiro público. Isso também ajuda a garantir mais transparência ao cidadão”, disse Matheus.

Em um primeiro momento, a iniciativa abrangerá somente os processos internos. O projeto vai aumentar a velocidade dos trâmites internos, trará mais segurança para as informações, dará celeridade aos processos e reduzirá o tempo de resposta às demandas. Entre os benefícios está a redução ou até eliminação do papel, o que pode gerar mais economia para os cofres públicos e diminuir os impactos no meio ambiente causados por resíduos de impressão.

A expectativa é de que, em breve, a modernização dos procedimentos e a transformação digital também cheguem ao atendimento da população. A ideia é simplificar processos e facilitar a vida dos moradores do município que procuram os serviços prestados pelas secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal.