SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA 6º CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Aproveitando o período de recesso de férias escolares da rede municipal de ensino, a secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Governador Celso Ramos realiza o 6º Congresso Municipal de Educação. Este evento teve sua abertura nesta quarta-feira, 17, no Ginásio de Esportes de Palmas, e contou com a presença do prefeito em exercício, Augusto Aristo Silva, além de secretários, vereadores, membros do executivo, professores, funcionários do município e pais de alunos. Aproximadamente 350 participantes estavam na abertura do evento.

O congresso é destinado a professores e funcionários da educação e promoverá durante três dias formação pedagógica por meio de palestras e oficinas especializadas, de acordo com a área de atuação de cada profissional.

Educação é motivo de orgulho

Em sua fala na abertura do evento, o prefeito em exercício, Augusto Aristo da Silva, falou sobre o empenho da administração municipal na busca para melhorar estrutura e as condições de ensino da rede municipal e destacou a importância dos profissionais de educação na construção de um ensino de qualidade.

“Falar da educação de Governador Celso Ramos sempre é motivo de orgulho. Nossos alunos possuem excelentes uniformes, materiais didáticos, transporte escolar, merenda de qualidade e nossas salas têm as melhores tecnologias de ensino. Porém, nenhuma dessas conquistas aconteceriam sem vocês professores, os verdadeiros heróis que todos os dias estão sala de aula com o mesmo objetivo: de proporcionar novas descobertas e saberes”, disse Augusto Silva.

Investimento e a importância dos profissionais de educação

O secretário de Educação, Esporte e Cultura, Adilson Costa, ressaltou a preocupação do município com os investimentos em educação e também a importância que os profissionais da rede de ensino têm no dia a dia na escola.

Segundo o secretário, se a rede municipal de ensino possui uma qualidade que se reflete em resultados, é porque há esforços de todas as esferas municipais no sentido de investir na educação, seja por meio da compra de equipamentos, contratação de profissionais, elaboração de projetos e na busca por melhorias contínuas. “Não trabalhamos na perspectiva de que gastamos com educação, trabalhamos investindo em educação”, disse Adilson Costa no seu discurso de abertura do evento.

Na mesma fala, Costa destaca que os profissionais da rede municipal de educação têm um papel importante nos resultados educacionais do município. Para ele, esses profissionais mudam a vida de muitas pessoas por meio do ensino, sempre atuando com trabalho, compromisso e responsabilidade para fazer a diferença.

Expectativas para o evento

Para o professor de matemática, Fernando da Silva, o evento é uma troca de experiências pedagógicas em que cada professor consegue trabalhar uma situação diferenciada. O resultado dessa troca de conhecimentos pode fazer diferença no ensino aos alunos em sala de aula.

De acordo com as professoras de ensino fundamental, Gilda Maria Luiza Cardoso, e educação infantil, Maria Gorete, o evento sempre apresenta conteúdos novos que podem ser levados para as salas de aula, e ainda serem significativos para os alunos. Para as professoras da rede municipal, são novas expectativas de conhecimentos adquiridos no evento em benefício dos alunos e da educação do município.