PREFEITURA CONSTRUIRÁ NOVO TRAPICHE NO BAIRRO ARMAÇÃO DA PIEDADE

O prefeito Marcos Henrique da Silva assinou a ordem de serviço para início das obras na quinta-feira (16/03). Obra beneficiará o turismo e a pesca artesanal.

O Bairro da Armação da Piedade é reconhecido pelas belezas naturais, construções centenárias, como a Igreja Nossa Senhora da Piedade, e a tradição da pesca artesanal. Quem visita a localidade sempre encontra um cenário de cartão postal. Em breve, esse cenário ganhará um novo elemento que impulsionará o turismo e a economia local, e ajudará o pescador.

Na quinta-feira (17/03), o prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, assinou a ordem de serviço que marca o início das obras de construção de um trapiche de aproximadamente 64 metros no bairro.

O ato de assinatura aconteceu na orla da praia da Armação da Piedade e contou com a presença de pescadores artesanais, do vice-prefeito Aldir Dourival Rosa, do secretário de Pesca e Maricultura, Gil Marcos dos Santos, servidores municipais e moradores próximos.

“Vamos dar essa ordem de serviço desse trapiche tão esperado pela comunidade. Vamos efetivar de vez essa obra que é merecida por todos vocês [os pescadores, moradores e comunidade do bairro]”, disse o Marcos Henrique da Silva.

Para o morador Cristiano Medeiros, “a vinda do trapiche para a comunidade da Armação da Piedade vai ser importante, principalmente para os pescadores que trabalham com carga e descarga de pescado. Também vai ajudar bastante o comércio local com o turismo. Com o trapiche aqui, mais embarcações com turistas poderão atracar, e isso melhorará a economia local”.

A exemplo dos trapiches dos bairros Ganchos de Fora e Canto dos Ganchos, a nova estrutura terá uma construção edificada junto à praia que se estende em direção ao mar, semelhante ao formato “T”. Os 64 metros de comprimento serão divididos em dois segmentos: o primeiro com comprimento de 56 metros e largura de 3.9 metros; e o segundo de 15 metros de largura por 8 metros de comprimento. O projeto prevê torneiras, iluminação e acessibilidade. Conta ainda com escadas para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros ou mesmo carga e descarga dos pescadores.

Depois de finalizado, o trapiche trará benefícios. Como novo ponto de visitação turística, ajudará a economia do bairro. Para a pesca artesanal, auxiliará os trabalhadores do mar durante o ofício.

A obra está orçada no valor total de R$ 1.290.779, 60 (um milhão, duzentos e noventa mil, setecentos e setenta e nove reais e sessenta centavos). Sob responsabilidade da Empresa JBM Engenharia LTDA, o prazo de execução é de seis meses, a partir do recebimento da Autorização para Execução dos Serviços.