Município passa a integrar mapa do turismo no Estado

Município ganhará mais visibilidade e está habilitado a acessar recursos federais para turismo.

Governador Celso Ramos conseguiu uma importante conquista para o turismo em 2019. O município, agora, faz parte do novo Mapa de Turismo de Santa Catarina. A partir desse resultado, o turismo municipal ganha mais visibilidade em âmbito nacional e internacional e está habilitado a acessar recursos em linhas de investimento em projetos voltados ao turismo municipal por meio do Ministério do Turismo (Mtur).

De acordo com o Secretário Adjunto de Turismo, Carlos Alberto de Azevedo Tutui, para integrar o Mapa do Turismo de Santa Catarina, Governador Celso Ramos precisava fazer parte de uma Instância de Governança Regional (IGR) e cumprir uma série de exigências do Mtur. Entre as exigências, o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Mtur.

“Atualmente 14 municípios fazem parte da IGR da região, mas em 2019 metade deles não entregaram a documentação exigida. Governador Celso Ramos está entre os municípios que conseguiram cumprir todas as exigências e, portanto, conquistaram a validação para integrar o Mapa do Turismo de Santa Catarina”, explica Carlos Tutui.

Segundo o Secretário Adjunto, sem essa validação “teríamos de custear os projetos para o turismo com recursos próprios. Mas a partir desse novo cenário, os recursos podem ser pleiteados via Mtur”.

Essa conquista se refletirá nas políticas e projetos para o turismo municipal que, com a possibilidade de conquistar mais verbas para o desenvolvimento, poderá ganhar mais reconhecimento como um destino turístico estadual, nacional e internacional

No âmbito estadual, por exemplo, o município fica reconhecido como um dos principais destinos da região costeira. Nacional e internacionalmente passa a ser reconhecido como um dos destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.