Profissionais da saúde recebem capacitação para Sistema e-SUS

Sistema, que começa a ser implantado no município, modernizará coleta de dados nos postos e com agentes de saúde e promete agilizar atendimento.

135 profissionais de toda rede municipal de saúde de Governador Celso Ramos participaram esta  semana, de 19 a 22, de um treinamento com o objetivo de capacitá-los para implantação do e-SUS AB, sistema que começa a ser implantado gradativamente nos próximos meses em toda saúde municipal. Esse sistema tem o objetivo de padronizar os registros clínicos dos pacientes atendidos nas unidades de saúde municipal e dos atendidos pelos agentes de saúde que cobrem o município. Além disso, trará benefícios como integração de dados e novo modelo de atendimento.

Promovida pela Secretaria de Saúde e Saneamento do município, a capacitação foi realizada no auditório da Secretaria de Educação, em Calheiros, pela Start Service, empresa que dará suporte técnico.

No treinamento, os profissionais aprenderam como utilizar o sistema e-SUS AB, como alimentar a plataforma com dados dos pacientes, como fazer o prontuário eletrônico do cidadão e atender ao cidadão com esse novo sistema.

Para o cidadão, certas mudanças serão mais visíveis, como os tablets que serão as novas ferramentas de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aposentam as antigas pranchetas, e outras serão menos, como uma ficha mais completa com o histórico de consultas e o agendamento de consultas.

Benefícios dessa modernização

De acordo com informações da Secretaria de Saúde e Saneamento, o e-SUS vai ser implantado gradativamente com instalação de programas e alimentação de dados a partir dos atendimentos nas unidades de saúde do município e por ACS.

O sistema vai ser utilizado por profissionais das equipes da Atenção Básica (AB), Núcleo Ampliado de Saúde Familiar e Atenção Básica (NASF-AB), Atenção Domiciliar (AD), agentes comunitários e pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O sistema e-SUS trará mudanças significativas para a saúde municipal e para os cidadãos.

Para saúde municipal, o novo sistema vai organizar o fluxo de informações dentro da rede, produzir dados mais precisos e fornecer subsídios para ações realizadas pelos trabalhadores da saúde, o que permite uma saúde com mais qualidade para o cidadão. Isso permite ao município mais amparo para criar projetos, trabalhar a saúde preventiva, promover projetos e ações ou mesmo captar mais recursos.

Para os usuários, vai trazer benefícios, como reduzir o tempo de espera, agilidade e qualificação no atendimento.

Entre outros benefícios, há redução de custos, por ser um sistema público e gratuito.

O que é o e-SUS

O e-SUS AB é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde que foi criada para desenvolver, reestruturar e garantir a integração dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS), de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.

O sistema é formado por dois softwares públicos que coletam e integram informações dos pacientes: Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

De acordo com a assessora que realizou o treinamento, Andrea Pieper Kuntze, o e-SUS tem maior integração com a base nacional de dados e conversa com os demais sistemas do Ministério da Saúde.

A partir do registro do processo de atendimento do cidadão, é possível se comunicar com várias outras bases e unificar todos os dados de forma padronizada.

Com informações mais precisas, as secretarias de saúde de cada município poderão implantar ações e processos de trabalhos voltados ao atendimento do cidadão.