BANDEIRA AZUL: ESCOLA DO MEIO AMBIENTE REALIZA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA GRANDE, EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Contação de histórias, jogos, oficinas e outras atividades abordaram temas como cuidados com o meio ambiente costeiro e a destinação correta de resíduos.

Nesta temporada de verão, a Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA) realizou uma série de ações de educação ambiental com banhistas na Praia Grande (Caravelas), em Governador Celso Ramos. Os usuários da praia e a comunidade local participaram de atividades e receberam informações sobre temas como destinação correta do lixo, vida sustentável e preservação da fauna e flora marinha costeira. Os primeiros dias da iniciativa foram em 17 de janeiro e 28 de fevereiro, e o último dia foi na quinta-feira (05/03).

Essas atividades fazem parte das ações de educação ambiental que o município promove como integrante do Programa Bandeira Azul, certificação internacional recebeu para a Praia Grande na temporada de verão 2019/2020.

Na tenda montada na praia, a equipe da EMMA reuniu crianças e adultos para participarem de jogos educativos ecológicos, contação de histórias, oficinas de reciclagem, oficinas de pintura, bingos ecológico e exposição de animais marinhos. O objetivo era aumentar nos usuários da praia a conscientização e a preocupação com o ambiente costeiro.

“O Programa Bandeira Azul e as atividades que realizamos [a equipe do EMMA] com os banhistas levam à reflexão sobre questões ambientais. Além disso, Governador Celso Ramos possui uma responsabilidade social e ambiental de preparar as novas gerações para um futuro viável”, disse a bióloga e diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara Azevedo.

Além dessas ações, a esquipe de educadores também realizou outras abordagens com os frequentadores da praia, como distribuição de folhetos informativos e doação de mudas de árvores nativas, para contribuir para o aumento do número de árvores no mundo.