CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE PROSSEGUE A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Município recebeu novas remessas de vacina do estado. Com as novas doses, Secretaria de Saúde montou um cronograma de vacinação para vacinar grupos prioritários de todos os bairros.

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, informa a todos os munícipes que a partir da próxima segunda-feira (11/05) vai prosseguir com a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Diferente da etapa passada, o esquema de vacinação será o de atendimento aos grupos prioritários diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em instalações de atendimento nos bairros. Para cobrir todas as comunidades, a Secretaria de Saúde estruturou um cronograma de imunização para atender a cada dia um ou mais bairros diferentes, até cobrir todos.

As primeiras unidades a aplicar as vacinas serão as UBS dos bairros Areias de Baixo e Areias de Cima, na segunda-feira, das 8h às 17h. A recomendação é de que o munícipe, que pertença ao grupo prioritário, se dirija aos locais de vacinação para receber a dose. Nesses locais, as equipes de imunização montarão tendas, quando necessário, e adotarão todas as medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio da Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Saúde, essa nova etapa da campanha foi possível porque o município recebeu aproximadamente 1300 doses de vacinas contra doenças respiratórias da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Essa remessa possibilitou às autoridades municipais criar essa estratégia para dar continuidade à imunização da população contra as infecções respiratórias.

Ressalta-se ainda que as campanhas de vacinação ajudam a fortalecer a imunidade das pessoas junto a doenças respiratórias, principalmente as que surgem à medida que as temperaturas baixam. O efeito, portanto, é uma população mais protegida e saudável.

Quem pode receber a vacina contra a gripe

O grupo prioritário desta etapa de imunização é composto por:

• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Povos indígenas, pessoas com deficiência e gestantes; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo;
  • Crianças de seis (6) meses a menores de seis (6) anos de idade;
  • Mulheres que tiveram filho (a) até 45 dias e adultos de 55 a 59 anos de idade;
  • Professores de escolas públicas e privadas.

Cronograma de vacinação por dia e bairro

Segunda-feira (11/05), das 8h às 17h:

UBS de Areias de Cima e de Areias de Baixo.

Terça-feira (12/05), das 8h às 17h:

UBS de Areias do Meio e de Jordão.

Quarta-feira (13/05), das 8h às 17h:

UBS de Canto dos Ganchos e de Palmas.

Quinta-feira (14/05):

UBS da Costeira da Armação, das 8h às 12h.

UBS da Caieira do Norte, das 13h às 17h.

Sexta-feira (15/05), das 8h às 17h:

Praça 6 de Novembro, Ganchos do Meio.