COM NOVOS ÔNIBUS, EDUCAÇÃO MUNICIPAL AUMENTA FROTA, AMPLIA ATENDIMENTO E DÁ MAIS CONFORTO A ESTUDANTES

Novos veículos ampliarão o transporte escolar, com conforto e acessibilidade para os alunos.

Com o objetivo de investir na qualidade e no futuro dos estudantes, a Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação Esporte e Cultura (Semec), adquiriu com recursos próprios dois novos ônibus de transporte escolar para a rede municipal de ensino. A entrega foi realizada na tarde desta segunda-feira (11/05), com a presença de poucas autoridades municipais, para evitar a aglomeração de pessoas.

O ensino municipal é uma das referências regionais nas taxas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, em 2019, ganhou projeção nacional pela qualidade no transporte escolar como um dos finalistas da 4ª Ação de Reconhecimento da Conviva Educação, uma iniciativa da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) que premia iniciativas de sucesso na área de gestão educacional. Isso demonstra que o município peninsular é destaque em educação e aumenta sua responsabilidade com o desenvolvimento dos estudantes.

Com essas novas aquisições, o município pretende melhorar a capacidade de gestão desse transporte e dar aos estudantes mais conforto no deslocamento da casa para a escola e durante o retorno a sua residência, quando as aulas na rede municipal de ensino voltarem ao normal após a pandemia, além de garantir o futuro da educação municipal.

Os veículos são ônibus Volare, com espaço para 37 lugares cada, som e autofalantes independentes, ar-condicionado, cintos de segurança e equipamento de acessibilidade que permite o embarque e o desembarque de passageiros cadeirantes ou com dificuldades de mobilidade.

A partir da soma desses novos modelos, a frota de veículos da Semec vai passar de 21 para 23 veículos, com 19 destinados ao transporte de alunos. Em 2020, o município tem o registro de 2714 estudantes matriculados na rede municipal de ensino, nas modalidades de Ensino Infantil, Fundamentais I e II, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com dados da Secretaria de Educação.

Sobre a aquisição, a Semec informa que o pedido de compra foi feito em janeiro, o empenho (autorização de compra) em fevereiro, antes da pandemia, e a chegada deles realizou-se esta segunda-feira.