EM GOV. CELSO RAMOS, INCÊNDIO CONSOME ÁREA DE 10 MIL METROS QUADRADOS EM REGIÃO DE MATA

Fogo começou no morro da Fazenda da Armação e se espalhou rápido por causa da seca e do vento. Corpo de bombeiros de Governador Celso Ramos e de Biguaçu foram mobilizados para conter as chamas.

 

Na noite de domingo (10/05), um incêndio atingiu uma região de mata de Governador Celso Ramos. O fogo começou por volta das 18h em uma área perto do final do Morro da Fazenda da Armação, próximo a estrada municipal que liga o bairro de Palmas a Camboa.

 

Devido ao vento e à seca do clima e da vegetação as chamas, que puderam ser vistas de longe, espalharam-se rapidamente comprometendo uma área em dez mil metros quadrados. Bombeiros de Governador Celso Ramos e de Biguaçu foram mobilizados para dar combate às chamas e conseguiram controlar o incêndio perto das 22h30. As chamas não atingiram áreas urbanas.

 

De acordo com um relatório dos Bombeiros, tratou-se de um “incêndio em vegetação de grandes proporções em uma área de vegetação em copa e rasteira”. Foram utilizadas duas viaturas, abafadores e quatro mil litros de água para controlar totalmente a situação.

 

A estimativa, para a Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (Famgov), é de que o incêndio cobriu aproximadamente cinco mil metros quadrados, e uma parcela desse espaço faz parte de uma área que a Prefeitura Municipal está recuperando, por meio do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE), e fica no entorno da Área de Preservação Ambiental (APA) de Anhatomirim.

 

Segundo a entidade ambiental, ainda esta semana será elaborado um relatório com informações sobre os danos ambientais relacionados à vegetação e a vida animal consumidos pelo fogo. Não há confirmação sobre as causas do incêndio.

 

Novo foco de incêndio

 

Um novo foco de incêndio atingiu o mesmo local às 13h desta segunda-feira (11/05). Uma equipe dos bombeiros de Governador Celso Ramos se deslocou até a região e controlou o fogo, utilizando água e abafadores.