NOVO INCÊNDIO EM MATA É REGISTRADO EM GOVERNADOR CELSO RAMOS
Fogo começou às 13h55 e foi controlado ainda na terça-feira ( 26/05). É o terceiro registro de fogo em vegetação no município em menos de um mês. Helicóptero Arcanjo foi utilizado para apagar incêndio.
Na tarde desta terça-feira (26/05), o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio que atingiu uma região de mata no morro que fica entre as praias de Palmas e Armação, em Governador Celso Ramos.
As chamas se concentraram na vegetação às margens da rodovia municipal, em uma área próxima a um hotel do município, sem atingir áreas urbanas.
O fogo começou por volta das 13h55 e foi controlado ainda na terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Município, foi deslocada uma viatura e uma equipe de bombeiros para dar combate ao incêndio na mata. O helicóptero Arcanjo precisou ser acionado para auxiliar em uma região de difícil acesso.
Não há confirmação sobre as causas do incêndio nem da área atingida.
Segundo Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (Famgov), o incêndio não atingiu a Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim nem as áreas que a Prefeitura Municipal está recuperando por meio Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE).
Terceiro incêndio em um mês
Desde o início mês de maio até esta terça-feira (26/05), esse é o terceiro registro de incêndios nas matas de Governador Celso Ramos.
O primeiro aconteceu na noite de 10 de maio, no morro da Fazenda da Armação, e atingiu uma área de oito mil metros quadrados de mata. Foram utilizadas duas viaturas, abafadores e quatro mil litros de água para controlar totalmente a situação.
O segundo foco de incêndio foi às 13 h do dia seguinte, 11 de maio, e atingiu o mesmo local. Na ocasião, uma equipe dos bombeiros de Governador Celso Ramos foi deslocada para dar combate ao incêndio utilizando água e abafadores
Nesses dois registros, uma parcela do espaço atingido pelo fogo era parte de uma área em recuperação realizada pela Prefeitura Municipal, por meio do PRADE, e fica no entorno da Área de Preservação Ambiental (APA) de Anhatomirim. As chamas não atingiram áreas habitadas.