GOVERNADOR CELSO RAMOS DECRETA SITUAÇÃO DE ALERTA DEVIDO À ESTIAGEM

Decreto foi emitido na tarde deste sábado (30/05). A estiagem tem diminuído os níveis de água nos reservatórios municipais e ocasionado baixa pressão nas torneiras.

As poucas chuvas registradas nas últimas semanas têm afetado o abastecimento de água de municípios do litoral catarinense. Essa situação levou a Prefeitura de Governador Celso Ramos a decretar na tarde deste sábado (30/05) situação de alerta no sistema de abastecimento devido aos baixos níveis de água nos reservatórios do município.

Entre as medidas do Decreto Nº 062/2020 está a proibição da utilização de água fornecida pelo município para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, utilização de lava jatos de uso doméstico, até que se reestabeleça a normalidade de abastecimento de água.

O decreto também prevê que, durante o período em vigor da situação de alerta, o Poder Público Municipal, por meio da autarquia de Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da Fundação Municipal do meio Ambiente (FAMGOV), bem como demais órgãos da estrutura administrativa do município, poderão realizar todas as ações necessárias e a tomada de medidas jurídico-administrativas a fim de reduzir os efeitos dos problemas de falta de água até que o abastecimento esteja normalizado.

Para editar o Decreto Nº 062/2020, a Prefeitura Municipal considerou informações do SAMAE que indicavam que a estiagem das últimas semanas resultaram em baixa pressão e intermitências no abastecimento do município. Se a estiagem persistir, descreve o decreto, poderá “provocar uma forte crise hídrica, pondo em risco à saúde pública e precarização das condições de habitabilidade residencial, instalações comerciais, e efeitos nocivos a economia do município como um todo”, descreve.Esse cenário motivou a edição do documento, cujo o objetivo é orientar a população para o uso responsável da água.

Para orientar os munícipes e tirar dúvidas, a Prefeitura Municipal e o SAMAE disponibilizaram o serviço de Plantão de Dúvidas, que funciona no número: (48) 99140 6918

Para ler o Decreto Nº 062/2020 na íntegra, clique AQUI.