BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO REGISTRA 542 CASOS POSITIVADOS DE COVID-19 EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Levantamento foi divulgado na tarde desta terça-feira (11/08). Município registrou 69 novos casos em relação ao levantamento anterior.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, divulgou nesta terça-feira (11/08) o novo Boletim Oficial de Casos em Monitoramento com dados atualizados dos registros de Covid-19 no município. Atualizado semanalmente, o relatório é elaborado a partir de informações da Vigilância Epidemiológica Municipal referentes ao Novo Coronavírus.

Até ontem, o município confirmou 542 pessoas positivadas e quatro óbitos confirmados por coronavírus. O boletim desta semana registrou aumento de 69 casos novos em comparação ao anterior. Do total de positivados, 372 são pacientes curados e não transmitem a doença, o que representa uma taxa de recuperação de 69%. O número de pacientes ativos, que seguem em acompanhamento médico, ficou em 170.

1072 suspeitas foram descartadas por teste diagnóstico e via análises clínicas. Desde o início da pandemia, em março, até o fechamento desta matéria, 2.248 pessoas foram investigadas pela vigilância epidemiológica, aproximadamente 16% da população.

Em relação aos quatro óbitos registrados, são dois homens e duas mulheres, com idades entre 60 e 82 anos.

QUEDA NO NÚMERO DE CASOS ATIVOS

Os dados do último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde demonstram que houve uma leve queda no número de casos ativos de coronavírus no município. Esta é a primeira queda em cinco semanas. Atualmente o município tem 542 casos confirmados de Covid-19, sendo que destes 372 já estão recuperados e não transmitem mais a doença e 170 continuam ativos.

Para lembrar, os casos ativos são aqueles em que o paciente segue em acompanhamento médico e precisa adotar o isolamento domiciliar para não transmitir o vírus.

Quem auxiliou nessa redução dos números foi a população que segue cumprindo as regras sanitárias para evitar a transmissão da doença, como o isolamento e distanciamento social, a não aglomeração, o uso de máscaras, entre outros cuidados.

Outra boa notícia é que a Região da Grande Florianópolis mudou a situação de Risco Potencial para COVID-19 de Gravíssimo para Grave, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO

Continua em vigor no município as medidas de enfrentamento à pandemia por pelo menos até 15 de agosto, de acordo com o Decreto Executivo Municipal 093/2020 (confira o documento aqui), publicado na sexta-feira (07/08).

No município, a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e na areia das praias está suspensa. Estabelecimentos e atividades sociais e comerciais têm novas regras e horários de funcionamento e precisam adotar medidas como o distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel 70% para higienização das mãos, medição de temperara e uso de máscaras protetoras para funcionários. Em todo território municipal tornou-se obrigatório o uso de máscaras de proteção.

Quem descumprir as medidas do decreto poderá receber multas e até ter o seu estabelecimento interditado. As multas são a partir de R$ 1.250 para pessoas físicas e a partir de R$ 2.500 para pessoas jurídicas. Outras penalidades são sanções como: advertência, suspensão do Alvará de Funcionamento do empreendimento (interdição temporária da atividade) e cassação do Alvará de Funcionamento do empreendimento (interdição até o final do Estado de Calamidade Pública), quando o estabelecimento reiterar o descumprimento.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Além dessas estratégias públicas, os munícipes precisam fazer sua parte. Torna-se crucial seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, buscar informações confiáveis e adotar hábitos sanitários que buscam evitar o contágio.

Veja o que fazer:

• Use máscara;
• Use álcool em gel para higienizar as mãos e superfícies;
• Cuide das pessoas que pertencem aos grupos de risco;
• Fique em casa e mantenha o isolamento social
• Cobrar aquelas pessoas que não seguem essa cartilha sanitária.

ALÔ SAÚDE GCR

Para ajudar na busca por informações, tirar dúvidas sobre o coronavírus e fazer um primeiro atendimento por telefone, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, criou o serviço 24h Alô Saúde GCR. Lá você entrará em contato com profissionais preparados e especializados no assunto.

O Alô Saúde GCR funciona nos números: (48) 3039 8827; (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.

Você pode conferir o boletim anterior AQUI.