BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO REGISTRA 1253 CASOS POSITIVADOS DE COVID-19 EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Levantamento foi divulgado na terça-feira (15/12). Município registrou 89 novos casos em relação ao levantamento anterior e sete óbitos.

 

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, divulgou nesta terça-feira (15/12) o novo Boletim Oficial de Casos em Monitoramento com dados dos registros do Novo Coronavírus (Covid-19) no município. Atualizado semanalmente, o relatório é elaborado a partir de informações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

 

Até esta terça-feira, o município registrou 1.253 pessoas positivadas e sete óbitos confirmados por coronavírus. O boletim desta semana apresenta 89 casos novos em comparação aos registros da semana anterior. Do total de positivados, 1.074 são pacientes curados e não transmitem a doença, o que representa uma taxa de recuperação de 86%. O número de pacientes ativos, que seguem em acompanhamento médico, ficou em 179.

 

2.217 suspeitas foram descartadas por teste diagnóstico e via análises clínicas. Desde o início da pandemia, em março, até o fechamento desta matéria, 5.142 pessoas foram investigadas pela vigilância epidemiológica, aproximadamente 36% da população.

 

Em relação aos sete óbitos registrados, são quatro homens e duas mulheres, com idades entre 60 e 82 anos.

 

CORONAVÍRUS NA REGIÃO

 

O Mapa de Risco por Região, divulgado pelo Governo Estadual em 9 de dezembro, apresenta a região da Grande Florianópolis com a classificação vermelho, de “Risco Potencial Gravíssimo”. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira (15/12), Santa Catarina apresenta 435.547 mil casos confirmados e 4.504 mil óbitos.

 

AUMENTO DE CASOS NO MUNICÍPIO

 

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Governador Celso Ramos explica que o aumento do número de casos registrados esta semana ocorreu por causa de resultados de exames que ficaram represados pela Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina.

 

O represamento acontece quando há elevada demanda de testes realizados diariamente pelos municípios e isso compromete a capacidade de processamento dos exames realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, órgão responsável por trabalhar os dados dos testes de Covid-19 e validar os resultados junto às secretarias municipais de Saúde.

 

Nesse cenário, gera-se uma demora entre o tempo de coleta de exames para o diagnóstico da doença e a liberação do resultado dos testes, ocasionando um acúmulo de números de casos à espera de liberação. Quando liberados, os resultados represados de duas ou até três semanas se somam, muitas vezes, aos da semana vigente, que não ficaram retidos, ocasionando um resultado acima da média registrada nas semanas anteriores.

 

É o que aconteceu esta semana no boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica municipal. O boletim de terça-feira (15/12) apresenta um resultado que é a soma de registros dos últimos sete dias e dados que estavam contidos e que agora foram liberados pelo governo estadual.

 

Outro motivo para o crescimento de casos é o relaxamento da população com as medidas para evitar a transmissão do vírus. Nesse sentido, a recomendação da pasta municipal de Saúde é que as pessoas redobrem os cuidados sanitários a fim de evitar a transmissão do Novo Coronavírus, principalmente com a chegada das festas de fim de ano e no período da temporada de verão. É preciso confiar em informações de órgãos oficiais, adotar hábitos como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e a máscara ao sair de casa.

 

Abaixo, a lista de medidas recomendadas para evitar o contágio de Covid-19:

 

• Use máscara;

• Use álcool em gel para higienizar as mãos e superfícies;

• Cuide das pessoas que pertencem aos grupos de risco;

• Fique em casa e mantenha o isolamento social, quando possível;

• Cobre aquelas pessoas que não seguem essa cartilha sanitária.

 

SAÚDE GCR

 

Para buscar por informações, ligue para a Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento: (48) 3039 7598.

 

Você pode conferir todos os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde e Saneamento clicando AQUI.