PREFEITURA DEFINE DATA DE INÍCIO DAS AULAS E ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

8 de março será o retorno das aulas presenciais para 2.357 alunos da rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos. Escolas devem adotar medidas sanitárias.

 

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (Semec), definiu data e protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino da rede municipal para 2021. A volta às aulas será em 8 de março. As regras incluem distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras e restrições de atividades que possam gerar aglomerações. Serão quatro horas diárias de aula e, em cada mudança de turno, haverá higienização da escola.

 

No município, 16 escolas e 2.357 estudantes devem voltar com as aulas presenciais. Modalidades como Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão atividades presenciais, mas em Fundamental II as aulas serão de maneira híbrida, com metade da turma com aulas presenciais e a outra metade maneira remota – as turmas serão intercaladas semanalmente. A família do estudante terá a opção de escolher a modalidade de ensino, mas, caso escolha o ensino remoto, deverá assinar um Termo de Responsabilidade.

 

Para o prefeito Marcos Henrique da Silva, o retorno das aulas no município é muito importante, pois a administração municipal vem tomando todas as medidas necessárias para que alunos, professores e funcionários se sintam seguros e possam aprender e ensinar. “Uma cidade feliz e desenvolvida se faz com Educação e Saúde, e essas são duas áreas que vamos cuidar muito. Juntos vamos vencer a pandemia da Covid-19”, disse.

 

Com o retorno das atividades de ensino nas escolas, o uso de máscaras será obrigatório a todos, mas serão disponibilizados kits contendo máscaras e álcool em gel para quem esquecer a proteção individual. As escolas deverão priorizar o distanciamento social em salas de aula e nos intervalos. Atividades como educação física, jogos e brincadeiras funcionarão com restrições.

 

Os professores efetivos retornarão em 3 de fevereiro e, na sequência, os professores contratados. Os profissionais de ensino voltam antes para fazer os planejamentos das aulas e para receber treinamentos. Os professores que pertencerem ao grupo de risco trabalharão remotamente na modalidade home office.

 

Cada escola deve adotar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e ter um Plano de Contingência, documento que é requisito para o retorno das atividades de educação com segurança sanitária. Essa exigência está prevista no Plano Municipal de Contingência da Educação, elaborado em dezembro de 2020 pelo Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais e homologado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

 

O funcionamento das aulas presenciais no município poderá sofrer mudanças se os casos de Covid-19 aumentarem e o Mapa de Risco da Região da Grande Florianópolis se agravar. Essa decisão será tomada pela Pasta Municipal de Educação a partir das autoridades sanitárias estaduais.

 

A Semec disponibilizou um canal exclusivo para responder todas as dúvidas sobre a volta às aulas. O Alô Educação atende de segunda a sexta-feira das 13h às 19h por meio do telefone: (48) 3039-8808.

 

Confira abaixo como será o retorno das aulas nas escolas gancheiras.

 

REGRAS GERAIS

 

  • Dia de retorno: 3 de fevereiro de 2021 para os professores e 8 de março para os estudantes;
  • Horas de aula: 4 horas-aula;
  • Quem retorna: Educação Infantil, o Ensino fundamental I e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltarão com o ensino presencial. Ensino Fundamental II poderá ter metade dos alunos atendidos presencialmente e metade por aulas online, transmitidas em tempo real ou através de link – as turmas serão alternadas semana a semana;
  • Cada escola deve priorizar o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas;
  • Uso de máscaras será obrigatório;
  • Os pais ou responsáveis pelo aluno que não se sentirem confortáveis com o retorno, poderão optar pelo formato EAD para o seu filho. Mas caso opte pelo ensino remoto, deverá assinar um Termo de Responsabilidade.

 

ESCOLA

 

  • Cada escola deverá fornecer álcool em gel, fazer demarcação de piso para o distanciamento entre pessoas, ter tapetes sanitários e pias com sabão para higienização das mãos;
  • No intervalo de cada turno, auxiliares de Serviços Gerais da Secretaria de Educação realizarão a limpeza e a higienização de todo ambiente escolar. Essa equipe receberá treinamento específico para essa atividade;
  • As escolas deverão disponibilizar aos profissionais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras e Face Shield (máscara de proteção facial);
  • As escolas terão termômetro para medir a temperatura de alunos e profissionais na entrada. Conforme Plano de Contingência Escolar, será designado um profissional que ficará responsável pela função;
  • A prefeitura distribuirá kits (máscaras descartáveis e um recipiente com álcool em gel) aos alunos que esquecerem a proteção individual.

 

MERENDA ESCOLAR

 

  • A alimentação será servida nas salas de aula.

 

RECREIO

 

  • Acontecerá de forma intercalada, com uma turma por vez para evitar aglomerações.

 

ATIVIDADES FÍSICAS

 

  • Atividades como as aulas de educação física, jogos ou brincadeiras poderão acontecer, mas as que envolverem o contato físico terão restrições. As que forem realizadas devem adotar protocolos como o distanciamento social e higienização dos materiais.

 

TRANSPORTE ESCOLAR

 

  • O transporte acontecerá de forma segura e respeitando as normas de segurança. Será feito a medição da temperatura dos alunos ao entrar no transporte escolar. Atualmente, a SEMEC possui 18 veículos para o transporte escolar, sendo 14 ônibus e quatro vans, quantidade suficiente para atender ao transporte de alunos com segurança sanitária.

 

PROFESSORES

 

  • Os professores efetivos retornarão em 3 de fevereiro de 2021, e na sequência os professores contratados;
  • Todos os profissionais receberão treinamento e terão tempo hábil para fazer os planejamentos;
  • A rede aplicará uma avaliação diagnóstica, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, para verificar o nível de aprendizagem das turmas. Através do resultado, será oferecido reforço pedagógico para os alunos;
  • Professores dos grupos de risco trabalharão de forma remota.

 

 

 

Para conferir a lista completa de regras e protocolos sanitários no arquivo em anexo ou neste LINK.