EDUCADORES DO MUNICÍPIO RECEBEM ORIENTAÇÃO PARA PREVENÇÃO AO COVID-19 NA VOLTA ÀS AULAS

Foram três dias de evento para 140 profissionais da Educação Municipal, como diretores e professores. Todos seguiram as regras sanitárias para evitar o contágio do Novo Coronavírus (Covid-19).

140 profissionais da Rede Municipal de Educação de Governador Celso Ramos participaram de três dias de orientação, com o objetivo de apresentar as medidas e protocolos de segurança sanitária que serão adotados para evitar a transmissão do Novo Coronavírus durante o retorno às aulas nas escolas municipais. A série de reuniões foi realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) e Saúde e Saneamento, e aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro no auditório da SEMEC, no bairro Areias de Baixo. Todos os participantes respeitaram as normas de segurança sanitária.

Os professores e diretores foram distribuídos em cinco turmas divididas nos três dias de evento para facilitar o distanciamento social. Nos encontros, servidores da SEMEC e profissionais da Saúde Municipal apresentaram o Plano Municipal de Contingência da Educação e discutiram os procedimentos sanitários para garantir a segurança de alunos e profissionais da Educação nas escolas e no transporte estudantil.

ORIENTAÇÕES PARA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Entre as orientações apresentadas, estão medidas sanitárias, pedagógicas, de alimentação escolar e transporte seguro.

No retorno às atividades, escolas municipais, por exemplo, poderão reajustar as grades de horários de aula, demarcar cadeiras e reduzir a capacidade de pessoas em cada ambiente escolar para priorizar o distanciamento social, além de restringir atividades que possam gerar aglomerações.

Cada escola deverá disponibilizar produtos para higienização das mãos e de pontos de maior contato, como escadas e corrimãos, entre outras ações.

Também haverá aferição da temperatura de todos na entrada dos ônibus e antes do ingresso nas escolas. Os assentos dos veículos de transporte estudantil também serão demarcados para distanciar os alunos.

O uso de máscaras será obrigatório para todos.

VOLTA ÀS AULAS

Em Governador Celso Ramos, as aulas presenciais retornam no dia 8 de março para 16 escolas e 2.357 estudantes. Serão quatro horas diárias de aula e, em cada mudança de turno, haverá higienização da escola.

As atividades presenciais serão para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o Ensino Fundamental II, as aulas serão de maneira híbrida, com metade da turma com aulas presenciais e a outra metade maneira remota, com as turmas intercaladas semanalmente.

No município, ficou definido pela SEMEC, por meio do Plano de Contingência da Educação, que cada família terá a opção de escolher a modalidade de ensino para o seu filho estudante. Mas se a escolha for pelo ensino remoto, os pais deverão assinar um Termo de Responsabilidade.

O funcionamento das aulas presenciais poderá sofrer mudanças se os casos de Covid-19 aumentarem e o Mapa de Risco da Região da Grande Florianópolis se agravar. Essa decisão será tomada pela SEMEC a partir das autoridades sanitárias estaduais.

ALÔ EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura disponibilizou um canal exclusivo para responder todas as dúvidas sobre a volta às aulas. O Alô Educação atende de segunda a sexta-feira das 13h às 19h por meio do telefone: (48) 3039-8808.