ENSINO MUNICIPAL SE PREPARA PARA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (08/03)

2.357 estudantes de 16 escolas municipais retornam às atividades no início da próxima semana. Instituições de ensino estão finalizando os preparativos para receber os alunos.

Na próxima segunda-feira (08/03), a Rede Municipal de Ensino de Governador Celso Ramos voltará às atividades de ensino presenciais após um ano com aulas realizadas à distância, por razão da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19). Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC), está na fase final dos preparativos estruturais e sanitários nas unidades escolares para receber os 2.357 estudantes das 16 escolas municipais atendendo às medidas sanitárias e de segurança.

O ano letivo 2021 deve ficar marcado pela adoção de muitos protocolos rigorosos para evitar a transmissão da Covid-19 entre alunos e profissionais da Educação nas salas e no transporte estudantil.

Os espaços das unidades escolares receberam tapetes sanitizantes, totens com álcool em gel, kits de higienização e termômetros para medir a temperatura na entrada. A direção de cada unidade escolar reforçou medidas como organizar os espaços nas salas de aula com o distanciamento necessário entre as carteiras.

Também estão sendo entregues, por meio da SEMEC, equipamentos de proteção, como máscaras, proteção que cobre o rosto (face-shield) e guarda-pós descartáveis aos educadores. Aos que esquecerem a proteção facial, serão disponibilizadas máscaras tradicionais para alunos e para professores nas unidades – nas aulas, os educadores usarão face-shield para segurança.

No transporte estudantil, os veículos terão marcadores nos assentos para deixar os alunos distantes, álcool em gel para higienização das mãos e sanitização entre as viagens.

Além desses cuidados, também foram realizadas outras ações. Entre elas, destacam-se melhorias na estrutura física das escolas, mutirão de limpeza, serviços de roçagem e capinação e recuperação de telhados e outros serviços emergenciais.

Na próxima semana, o ano letivo retornará com aulas com duração de quatro horas e higienização da escola em cada mudança de turno. As atividades presenciais serão para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o Ensino Fundamental II, as aulas serão de maneira híbrida, com metade da turma com aulas presenciais e a outra metade de maneira remota, com as turmas intercaladas semanalmente.

No município, ficou definido, por meio do Plano de Contingência da Educação, que cada família terá a opção de escolher a modalidade de ensino para o seu filho – se a escolha for pelo ensino remoto, os pais deverão assinar um Termo de Responsabilidade.

O funcionamento das aulas presenciais poderá sofrer mudanças se os casos de Covid-19 aumentarem e o Mapa de Risco da Região da Grande Florianópolis se agravar. Essa decisão será tomada pela SEMEC a partir das autoridades sanitárias estaduais.