GOVERNADOR CELSO RAMOS PARTICIPA DE FORMAÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SANTA CATARINA

Voltado a gestores de Assistência Social de 295 municípios catarinenses, o evento online aborda temas como a política de Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no estado.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretária de Assistência Social e Habitação, Ellen Prim Campos, está participando da Primeira Formação dos Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina, evento realizado nos meses de março e abril. A formação é voltada aos Gestores Municipais de Assistência Social dos 295 municípios catarinenses e tem objetivo de aproximá-los da política de Assistência Social, enquanto política pública de direito do cidadão e dever do estado, e repassar conhecimentos importantes para efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Santa Catarina.

De acordo com a secretária Ellen Prim Campos, a formação trará conhecimentos amplos que refletirão em importantes ações na área de Assistência Social em Governador Celso Ramos. “Fico feliz pelo reconhecimento do Prefeito Marcos Henrique da Silva por me escolher como gestora da secretaria, como profissional da área e pelo trabalho que havíamos desenvolvido na pasta, pois pensar em Assistência Social requer pensar em macroações, em planejamento, em financiamento e na gestão da equipe, para que seja possível desenvolver um ótimo trabalho para a população”, disse Ellen Campos. “Também é preciso um olhar acolhedor e uma escuta especializada para atender aos munícipes, ambos associados a um olhar técnico e comprometido com a política pública”.

A formação acontece pela internet por razão das medidas sanitárias de combate à pandemia de Covid-19. Nos três primeiros encontros, que aconteceram nos dias 02, 16 e 30 de março, as pautas apresentadas foram Gestão, Apresentação do Diagnóstico Estadual da Implementação do SUAS (COAS), Planejamento a acesso ao sistema SUAS e Planos Municipais de Assistência Social. Nos dois últimos, que serão nos dias 13 e 27 de abril, serão apresentadas temáticas como Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS, Recursos Federais e Estaduais para Assistência Social e Controle Social.

O evento é organizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Escola de Gestão Municipal (EGEM), Ministério Público de Santa Catarina e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.