GOVERNADOR CELSO RAMOS LANÇA BIBLIOTECA ITINERANTE PARA LEVAR O MUNDO DA LITERATURA A TODOS OS BAIRROS

No projeto, um ônibus foi adaptado para receber livros e oferecer atividades culturais. A biblioteca móvel ficará uma semana em cada bairro para levar literatura e educação.

 

Dia de celebração da leitura em Governador Celso Ramos. Na manhã desta sexta-feira (06/08), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC), lançou o projeto Biblioteca Itinerante Cultura em Movimento. A solenidade de entrega aconteceu na Praça 6 de Novembro, no Bairro Ganchos do Meio, em frente ao paço municipal, e contou com a presença do prefeito, secretários, vereadores, professores e alunos da C.E.I Nossa Senhora dos Navegantes.

 

Na iniciativa, um ônibus foi adaptado para levar cultura e apresentações culturais em diferentes comunidades do município. O veículo foi totalmente remodelado para receber livros, computadores, lousas digitais e brinquedos educativos. Tem ainda um pequeno palco para eventos, como teatros e apresentações, e uma equipe de educadores e animadores. Os livros foram trazidos das próprias escolas da rede municipal. Há obras clássicas da literatura brasileira, contos e fábulas, histórias do folclore nacional e outros gêneros, muitos deles adaptados com elementos lúdicos e sensoriais para incentivar o apego ao livro.

 

O objetivo do projeto é incentivar a paixão por livros e pela cultura em escolas ou eventos, proporcionando momentos de contação de histórias, atividades lúdicas e espaço de leitura para estudantes e munícipes. O projeto estará presente em escolas e em eventos da SEMEC.

 

No evento de entrega, os alunos da C.E.I Nossa Senhora dos Navegantes entraram no veículo para conhecer o interior, participaram de um pequeno teatro com personagens infantis e se divertiram com jogos eletrônicos e pinturas.

 

O ônibus da Biblioteca Itinerante Cultura em Movimento vai ficar três dias no Bairro Ganchos do Meio. A partir da próxima segunda-feira (09/08) o projeto ficará uma semana em cada bairro, na frente das escolas, para proporcionar empréstimos de livros, cursos de informática e atividades artísticas aos alunos e à comunidade.