GOVERNADOR CELSO RAMOS REALIZA FORMAÇÃO DE 55 GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE

No projeto, estudantes de três escolas municipais aprenderam noções de preservação, ética, sustentabilidade e sociedade e se tornaram multiplicadores desses conceitos no município.

 

Preparar cidadãos preocupados com o futuro do planeta. Esse é o objetivo do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, iniciativa que forma turmas de alunos com conhecimentos teóricos e práticos com a missão de multiplicar o conhecimento sobre a causa ambiental em Governador Celso Ramos. Na formação, realizada na quinta-feira (12/08) e sexta-feira (13/08), na sede da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), 55 estudantes da 4ª série do ensino fundamental de escolas municipais participaram do curso.

 

O projeto é desenvolvido pela EMMA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) e Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV). Os estudantes participantes da edição 2021 são de três instituições municipais de ensino: E.E.B.M. Abel Capella, E.M. Prefeito Miguel Pedro dos Santos e E E.M. Prof.ª Dalma Luz De Azevedo.

 

Para se habilitar como guardiões, os alunos recebem apostilas, uniformes, participam de aulas temáticas e tiveram contato com a natureza por meio de trilhas ecológicas (para fotografar a biodiversidade) e visitas às áreas de preservação ambiental do município, como a APA do Anhatomirim.

 

Após a conclusão do curso, estudantes receberam o certificado e se formaram multiplicadores habilitados para transmitir esse conhecimento aos demais colegas da rede de ensino pública, e poderão continuar desenvolvendo atividades educativas e práticas relacionadas à preservação ambiental. Os guardiões também podem participar de eventos e feiras de cunho ambiental, elaboração de campanhas educativas e divulgação de datas comemorativas, sempre acompanhados pela equipe da EMMA.

 

Nesta edição, o tema foi “Você se considera parte do Meio Ambiente?” e abordou, por meio dos conteúdos, como as ações do ser humano impactam na sobrevivência da fauna e flora e como tudo está interligado no planeta. “Um não existe sem o outro, e um depende do outro para coexistir. Machucar a natureza é prejudicar o nosso futuro como seres vivos que habitam a Terra”, disse a diretora da EMMA, Luciara Azevedo, que coordena as atividades.

 

O projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente foi criado em 2018 e já formou mais de 155 guardiões nas turmas de 2018, 2019 e 2021. Devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de distanciamento social, o curso não foi realizado em 2020.