EM GOVERNADOR CELSO RAMOS, ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE TRILHAS ECOLÓGICAS E TÊM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MATA
As trilhas são realizadas com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. O objetivo da iniciativa é incentivar a preservação das florestas e da biodiversidade por meio do contato com a natureza.
A Escola Municipal do Meio Ambiente de (EMMA) de Governador Celso Ramos leva alunos da rede municipal de educação a trilhas ecológicas do município para ensinar educação ambiental fora da sala de aula. É o Projeto Trilhas: Proteção das Florestas, iniciativa que visa incentivar a preservação das florestas e da biodiversidade local. No projeto, os estudantes da 5ª série do ensino fundamental têm contato com a natureza e aprendem sobre plantas e animais, sempre acompanhados por educadores ambientais que transmitem o conhecimento.
O primeiro dia de caminhada aconteceu na segunda-feira (23/08), na trilha que dá acesso à Praia do Porto, no Bairro Caieira do Norte. No período imperial, esse trecho era conhecido como Trilha das Carroças, uma importante rota de transporte de mercadorias do interior do município até o Bairro Caieira do Norte, e desse bairro, por via marítima, até a Ilha do Anhatomirim.
A segunda caminhada foi na manhã desta quarta-feira (25/08), na Trilha do Sissial, no Bairro Palmas. O Projeto Trilhas: Proteção das Florestas continua nos dias 30 de agosto, 06, 13, 20 e 27 de setembro. Cerca de 25 estudantes da rede municipal participam das caminhadas.
No trajeto, entre subidas e descidas, todos têm contato com troncos, galhos e folhas, tudo acompanhado pela melodia das ondas e cantos dos pássaros. A educadora ambiental e diretora da EMMA, Luciara Azevedo, explica que as trilhas ecológicas funcionam como ferramentas para tornar o conhecimento ambiental algo prático e real, e as aulas na natureza contextualizam o conhecimento dos livros didáticos através do contato com a terra e as plantas.
“Essas aulas vão além da transmissão de informações, propiciam atividades que revelam aos estudantes as características ambientais por meio da experiência direta ao ar livre. Cada trilha tem a função de incentivar práticas responsáveis e atitudes positivas para a valorização e preservação dos diversos biomas”, diz Luciara Azevedo.
A partir do projeto, espera-se que os alunos do município absorvam sabedoria em relação às florestas, que saibam que elas são necessárias por fornecerem serviços ecossistêmicos ligados ao bem-estar, a subsistência e a sobrevivência de várias espécies, inclusive a humana, e sejam multiplicadores de tudo que aprenderam com a natureza.