ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PASSEIO PELA COSTA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

Participaram da atividade 55 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais, que integram a turma de 2021 do projeto Guardiões Ambientais.

Na manhã desta quinta-feira (21/10), a Secretaria de Educação Esporte e Cultura (SEMEC), por meio da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), realizou um passeio náutico pela costa de Governador Celso Ramos com 55 alunos de três escolas municipais, que integram a turma de 2021 do projeto Guardiões Ambientais.

Os alunos são do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Miguel Pedro dos Santos, do Bairro Jordão, Professora Dalma Luz De Azevedo, do Bairro Calheiros, e Escola de Educação Básica Municipal Abel Capella, do Bairro Canto dos Ganchos.

O passeio marítimo foi de escuna, com duração de duas horas e embarque na Praia da Baía dos Golfinhos, no Bairro Costeira da Armação. Na viagem, os alunos aprenderam sobre aspectos da biodiversidade local, avistaram a matas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Anhatomirim, as ilhas que circundam o município, como a ilha que abriga a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, e até presenciaram o balé marítimo de um grupo de botos-cinza (Sotalia guianensis) e golfinhos Tucuxi (Sotalia fluviatilis), espécies comuns nas águas da região.

O objetivo da atividade era transformar a viagem em uma aula prática sobre educação ambiental e sobre as duas unidades de conservação presentes no município – Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e APA do Anhatomirim, em apoio ao conhecimento teórico transmitido pela equipe de educadores ambientais na sede da EMMA. Esse conhecimento (teórico e prático) faz parte da formação no Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, iniciativa que forma turmas de alunos com a missão de multiplicar o conhecimento sobre a causa ambiental em Governador Celso Ramos.

Para se habilitar como guardiões ambientais, os alunos recebem apostilas, uniformes, participam de aulas temáticas e têm contato com a natureza por meio de visitas às áreas de preservação ambiental do município, trilhas ecológicas e passeios pela costa gancheira.

Neste ano, a formatura dos 55 novos integrantes do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente será realizada no dia 3 de novembro, na sede da SEMEC, no Bairro Areias de Baixo.