ESCOLA DO MEIO AMBIENTE DE GOVERNADOR CELSO RAMOS REALIZA FORMATURA DE 55 NOVOS GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE

Durante nove encontros do programa, com atividades teóricas e práticas, os guardiões aprenderam sobre preservação dos ecossistemas e integração social e se tornaram multiplicadores e defensores do meio ambiente.

Com a emergência das mudanças climáticas, torna-se cada vez mais necessária uma mudança de postura para salvarmos o planeta, e isso só acontecerá por meio da Educação Ambiental. A partir dessa premissa, o município de Governador Celso Ramos criou em 2018 o Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, iniciativa que tem o objetivo de transformar estudantes da rede municipal em cidadãos ativos e preocupados com o futuro do planeta. Em quatro anos, o projeto formou 197 guardiões com a missão de multiplicar o conhecimento sobre a causa ambiental no município.

Na quinta-feira (28/10), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) e Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), realizou a formatura da turma de 2021 do projeto, em evento realizado na sede da SEMEC, no Bairro Areias de Baixo. O evento reuniu 55 estudantes do 4º ano do ensino fundamental de três escolas municipais, além de autoridades do município.

“Esses alunos foram capacitados para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente, para contribuir com a implementação da educação que recebem de seus pais e responsáveis, aprimorando e ampliando neles o desenvolvimento intelectual, social e a cognição, no que se refere à questão ambiental”, explica a diretora da EMMA, Luciara Azevedo.

Para se habilitar como guardiões do meio ambiente, os estudantes recebem apostilas e uniformes, passaram por um período de capacitação teórica e prática para desenvolver conhecimentos, reflexões e práticas sobre o meio ambiente. Os conteúdos foram transmitidos em nove encontros (de 12 de agosto a 21 de outubro), no contraturno das aulas escolares, realizados na Sede da EMMA, no Bairro Costeira da Armação, em saídas ecológicas.

As aulas teóricas contaram com conteúdos didáticos transmitidos de maneira lúdica por meio de recursos como apresentações, aulas temáticas, pesquisas, jogos e dinâmicas. Nas práticas, os estudantes tiveram contato com a natureza por meio de trilhas ecológicas, visitas às áreas de preservação ambiental do município, como a APA do Anhatomirim, e passeios náuticos pela costa do município.

Esses conteúdos, conforme a SEMEC, foram elaborados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), tendo como norteadores os temas transversais meio ambiente, ética e saúde. Após formados como novos Guardiões do Meio Ambiente, os alunos multiplicadores têm a missão de transmitir o conhecimento aos demais alunos da rede de ensino pública e à população de Governador Celso Ramos.