SAÚDE MUNICIPAL ZERA FILA DE ESPERA DE EXAMES LABORATORIAIS DO PERÍODO DE JANEIRO A ABRIL

A Prefeitura Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, informa que zerou a fila de exames laboratoriais entre 1º de janeiro a 12 de abril de 2022 do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

De acordo com os dados do Sisreg, que é um sistema do Ministério da Saúde para otimizar a utilização de recursos da Saúde, nesse período 22.529 exames laboratoriais (como hemograma, colesterol, glicose, parasitológico, entre outros) de 3.554 pacientes que estavam na fila de espera foram agendados.

A Pasta de Saúde e Saneamento esclarece que cada paciente, quando chega com o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro, realiza em média 10 a 15 exames por consulta, o que explica relação entre o número de pacientes atendidos (3.554) e o de exames prestados (22.529) pelo laboratório da Saúde municipal.

Esse resultado se deve a ações como os mutirões realizados pela equipe laboratorial para deixar os serviços prestados à população sempre em dia.

Além de zerar a fila, outra consequência desse trabalho foi a redução do tempo de espera. Esse tempo de agendamento e a realização de exames, que antes era de até sete meses, foi diminuído para dois meses.