CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO É INAUGURADO EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Inauguração CCI

Ofertar atividades de lazer e convívio social para fortalecer os vínculos comunitários de pessoas idosas de Governador Celso Ramos. Essa é a proposta do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, que foi inaugurado na tarde de sexta-feira (07/07), no Bairro Palmas. O novo CCI ofertará de nove modalidades de oficinas e contará uma equipe multidisciplinar preparada para atender às pessoas acima de 60 anos acolhidas na instituição.

A solenidade de inauguração recebeu a presença do prefeito municipal Marcos Henrique Silva, do secretário municipal de Ação Social, Raphael Martins, e demais autoridades municipais. Também compareceram ao evento os grupos de idosos do município e moradores do Bairro Palmas. O evento teve direito até a um laço violeta para inauguração, cor escolhida em alusão ao Julho Violeta, que visa conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa.

O prefeito Marcos Henrique da Silva, em seu discurso, destacou os recentes investimentos do Poder Público municipal para atender às demandas dos grupos de idosos e de mães do município e salientou a importância dessa.

“A gente fica muito feliz em entregar à população o que ela merece”, disse.

Para o secretário o secretário Raphael Martins, a inauguração “é um marco importante nessa comunidade, pois representa o compromisso que temos com o bem-estar e a qualidade de vida do nossos idosos. É um local pensado especialmente para proporcionar atividades recreativas, culturais e sociais, que visam promover a saúde física e mental dos nossos queridos idosos”.

A coordenadora do Grupo Rosa Mística do Bairro Fazenda da Armação, Rosângela Monteiro, conta sobre a satisfação de todas as integrantes do grupo com a entrega da obra.

“Nós estamos muito ansiosas e com expectativa de conhecer o centro. E, com as oficinas e as atividades que vão ter, que possam entreter e ser de utilidade para todos os idosos, não só do grupo, como também do município. A gente espera que tenha muita atividade interessante para que a gente possa vir participar. Estamos bem animadas para isso”, relata.

Após a inauguração, o centro já entrou em funcionamento com o preenchimento das fichas cadastrais para os cursos.

O CCI será coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social e integra o conjunto de políticas públicas municipais estruturaras para dignificar as pessoas idosas.

Centro de Convivência do Idoso Aurora Francisca Rosa

O CCI recebeu o nome de Aurora Francisca Rosa em homenagem a uma moradora do Bairro Palmas muito atuante nos grupos de idosos do município.

Tem por finalidade, conforme a Lei Municipal 1.679, “promover a qualidade de vida, preservar a autonomia e manter a independência da pessoa idosa, incentivando um envelhecimento ativo e a dignidade dos usuários, cuidados com a saúde e a educação, promoção da cidadania, convivência familiar e intergeracional, evitando o isolamento e a institucionalização”.

O prédio, localizado na Rua Rosendo Joaquim Sagas, Bairro Palmas, ao lado da UBS, tem 169,68 metros quadrados e possui salão de atividades, recepção, cozinha, sala de coordenação, sala de atendimento individual, banheiros feminino e masculino, banheiros adaptados e outras instalações.

Vai oferecer oficinas de artes e pintura, artesanato, aula de dança, canto e coral, educação física, instrumento de corda e violão, instrumento de sopro flauta doce, recreação pedagógica e teatro.

As oficinas funcionarão em sistema de turmas, sendo cada turma com a até 20 idosos em cada modalidade.

Para ter acesso, é necessário preencher uma ficha de inscrição disponível no CCI Aurora Francisca Rosa, em Palmas. São exigidos apenas documentos comprobatórios como carteira de identidade e comprovante de residência.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.