GOVERNADOR CELSO RAMOS INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A Prefeitura Municipal atua em ações como conscientização em sala de aula, limpeza de bueiros e colocação de armadilhas. Em 2022, foram detectados 246 focos em todo o município.

 

Nas últimas semanas, diversos órgãos municipais de Governador Celso Ramos têm atuado em conjunto para intensificar o combate ao Aedes Aegypti no município. Para enfrentar a ameaça do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, foram realizadas atividades educativas nas escolas municipais e com a população, para informar sobre os cuidados quanto aos criadouros, além de ações preventivas como limpeza de bueiros, colocação de armadilhas de detecção e fiscalização de residências e comércios.

 

As iniciativas da Prefeitura Municipal mobilizaram servidores da Secretaria de Saúde e Saneamento, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

 

Para despertar a conscientização da população para o problema da dengue, servidores da Vigilância Sanitária percorreram as escolas municipais para ministrar palestras sobre saneamento básico, cuidado com o meio ambiente e o mosquito Aedes Aegypti.

 

Desde o início do ano letivo de 2022, aconteceram três visitas em escolas. Uma dessas palestras foi no dia 20 de abril com os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da E. E. B. M. Maria Amália Cardoso, no Bairro Fazenda da Armação. Em sala de aula, os alunos tiveram aulas lúdicas, participaram de jogos educativos e receberam brindes. O objetivo foi educar os pequenos para que se transformarem em multiplicadores dos ensinamentos sobre saúde e saneamento.

 

Além das atividades em escolas, os agentes de Saúde também distribuíram materiais informativos em casas e comércios durante as visitas de fiscalização e inspeção realizadas nos bairros do município. Nessas visitas, os agentes aproveitaram para orientar sobre o cuidado com as embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos e outros matérias que possam acumular água.

 

Para prevenção e enfrentamento dos focos de mosquito, os servidores das Pastas de Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Saúde e Saneamento trabalharam em conjunto em visitas nos bairros do município para limpar e desobstruir bueiros e cortar a vegetação de terrenos baldios, eliminando possíveis criadouros.

 

Em outra frente de combate, 150 armadilhas foram instaladas em 18 pontos estratégicos do município, como borracharia, floriculturas, depósito de reciclagem, depósito de materiais de construção e cemitérios. Essas armadilhas servem para atrair a fêmea do mosquito, eliminar ovos e larvas do inseto e interromper o ciclo de vida do mosquito.

 

FOCOS DO AEDES AEGYPTI

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, de 1º de janeiro a 26 de abril deste ano, foram registrados 246 focos do mosquito Aedes Aegypti e um caso de dengue em investigação no município. Esses números são praticamente o dobro do registrado no ano de 2021, quando foram detectados 113 focos no período de janeiro a dezembro.

 

Com esses dados, Governador Celso Ramos ainda não é considerada uma cidade infestada por focos do mosquito, segundo o órgão municipal responsável pelo monitoramento epidemiológico. Entretanto, o município está em estado de alerta e realiza estratégias de enfrentamento e sensibilização para que o quadro não se agrave e evolua para uma situação de risco.