Escola do Meio Ambiente leva conscientização contra a dengue às instituições de ensino municipais

As escolas municipais de Governador Celso Ramos ganharam uma poderosa ferramenta no combate à dengue: a educação. A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Escola Municipal do Meio Ambiente, iniciou na quinta-feira (29/02) uma campanha de conscientização contra a Dengue voltado à comunidade escolar.

“A campanha busca conscientizar e ensinar as formas de prevenção, pois os alunos levam as informações de hábitos e cuidados de combate à proliferação do mosquito para as famílias e amigos, ampliando a rede de prevenção da dengue”, disse a diretora da Escola do Meio ambiente, Luciara Azevedo.

Até o momento, a campanha foi promovida com as turmas de ensino fundamental período integral da Escola Municipal Professora Elvira Sardá da Silva, no Bairro Areias de Baixo, e da Escola Municipal Silvia Prazeres de Carvalho, no Bairro Caieira.

Na iniciativa, os educadores ambientais levam informações e atividades lúdicas para alertar sobre os perigos da doença, formas de prevenção e enfrentamento do mosquito. Os estudantes participam de pequenas palestras e jogos que apresentavam hábitos preventivos e cuidados domésticos necessários para evitar a disseminação do mosquito e da doença.

Um dos propósitos é envolver a comunidade escolar para que os estudantes se informem a respeito da dengue e sejam protagonistas na luta contra o mosquito. Protagonismo que pode ser exercido por ações diretas de prevenção, como limpeza de possíveis criadouros do mosquito no ambiente doméstico, ou como agentes de multiplicação dos conhecimentos adquiridos para o ambiente familiar ou com os amigos.

A campanha de conscientização contra a Dengue faz parte dos esforços da Prefeitura para enfrentamento dessa epidemia na esfera municipal. Nos próximos dias, a equipe de educação da Escola Municipal do Meio ambiente prosseguira com a ação nas demais escolas do município.