1° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL DE GOVERNADOR CELSO RAMOS É REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA (28/04)

No evento foram eleitos delegados e seus suplentes que representarão o Governador Celso Ramos na 5° Conferência Estadual de Saúde Mental, a ser realizada entre 17 e 20 de maio.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou na tarde de quinta-feira (28/04) a 1° Conferência Municipal de Saúde Mental de Governador Celso Ramos. O evento aconteceu no salão de eventos do Água de Palmas Hotel e Resort, no Bairro Palmas, e contou com a participação de autoridades locais e 74 profissionais de Saúde Mental do município que atuam na Secretaria de Assistência Social e Habitação, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Pasta de Saúde e Saneamento.

Sob o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a proposta do encontro foi analisar, avaliar e debater políticas de Saúde Mental e diretrizes para seu aprimoramento.

O psiquiatra da Pasta de Saúde e palestrante na conferência, Daniel Merlim Palhares, destaca que o evento abriu espaço para a população expor “suas ideias e refletir criticamente sobre como as políticas e estratégias de Saúde Mental, mesmo com poucos recursos, devem servir em beneficio dos usuários da Rede Municipal de Saúde”.

O tema da conferência foi abordado por meio de quatro eixos temáticos, nos quais grupos de trabalho construíram propostas de deliberação de abrangência estadual e nacional sobre cada eixo.

Essas propostas passaram por votação e as eleitas serão encaminhadas para a 5° Conferência Estadual de Saúde Mental, a ser realizada entre 17 e 20 de maio.

Na conferência municipal também foram eleitos os quatro delegados, e seus suplentes, que representarão o município na etapa estadual do próximo mês.

Nessa escolha, dois delegados, e seus dois suplentes, são representantes da Sociedade Civil, que representam os usuários do sistema de saúde; um, e seu respectivo suplente, representa os trabalhadores da Saúde Mental; e um, com suplente, representante da gestão municipal ou prestador de serviço da área de saúde.

DELEGADOS E SUPLENTES ELEITOS

Representantes dos Usuários:

Delegados: Alex Sandro Valadares Pinto e Cássia Fernanda K. Mattos.

Suplentes: Gabriela Callado e Zinaldo Barboza Coutinho.

Representantes dos Trabalhadores da Saúde Mental:

Delegado: Daniel Merlim Palhares

Suplente: Natália Alzira dos Santos Sens e Wanessa Zanoto

Representantes da Gestão Municipal:

Delegado: Dalmiro Lobo Filho

Suplente: Guilherme Brzorkowski dos Santos.