“LER É MINHA PRAIA”: PROJETO LEVA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL A CONHECER “O PEQUENO PRÍNCIPE” POR MEIO DE FILMES, VIAGENS CULTURAIS E UM LUAU NA PRAIA

O projeto busca desenvolver a leitura, o gosto pela literatura e a criatividade. Também propõe um aprofundamento sobre a obra francesa a partir de filmes e palestras.

Os livros têm o poder de levar seus leitores a viagens incríveis. Em Governador Celso Ramos, isso aconteceu literalmente com estudantes da rede municipal, que visitaram o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na terça-feira (28/06).

Os pequenos leitores fizeram uma verdadeira viagem ao universo da literatura infantil e da obra “O Pequeno Príncipe”, uma aventura repleta de companheirismo com os colegas, experiências e ensinamentos que só as páginas dos livros são capazes de transmitir.

Participaram da visita os alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola E.E.B.M. Abel Capella, do Bairro Canto dos Ganchos. No local, os gancheiros tiveram uma aula sobre o livro infantil, ministrada pelo bibliotecário Evandro Jair Duarte, e conheceram as obras literárias do acervo do CIC. Na quinta-feira (30/06), a agenda literária na Ilha de Santa Catarina será com os alunos da escola E.E.B.M Profª Elvira Sardá da Silva, localizada no Bairro Areias de Baixo.

A viagem faz parte do projeto “Ler é Minha Praia”, iniciativa que propõe um estudo aprofundado do livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry por meio de filmes, viagem culturais e até um luau na praia com apresentações culturais produzidas pelos estudantes.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Biblioteca Municipal Prof.ª Alice Maria Roque e da Biblioteca Itinerante Leitura em Movimento. A ideia é incentivar a leitura e o gosto pela literatura, além de desenvolver nos alunos a criatividade por meio da produção cultural.

De acordo com a Pasta de Educação, o “Ler é Minha Praia” funciona em três etapas: 1) abertura com apresentação da obra em adaptações de mídias como o filme; 2) estudo aprofundado por meio de palestras e 3) produção cultural.

A abertura aconteceu na quinta-feira (23/06), na sede da Secretaria de Educação, em Areias de Baixo, com a mostra e exibição do filme “O Pequeno Príncipe”, adaptada para as telas em 2015 pelo diretor Mark Osborne.

A segunda etapa é dividida em duas viagens ao CIC – a de terça-feira (28/06) e a que acontecerá nesta quinta-feira (30/06).

Na etapa final, os alunos apresentarão em um luau, na próxima sexta-feira (08/07), na Praia de Calheiros, o que aprenderam nesses dias de projeto a partir de produções culturais como poesia, música e outros formatos.