EM GOV. CELSO RAMOS, PROJETO DE LOGÍSTICA REVERSA DÁ DESTINO CORRETO A MAIS DE 100 QUILOS DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS RECOLHIDOS EM JUNHO

Os resíduos coletados foram enviados ao programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que dará um destino responsável ao material.

A Prefeitura Municipal e a Fundação do Meio ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV) apresentaram, na quarta-feira (06/07), os resultados do mês de junho do projeto de logística reversa em funcionamento no município.

No período de maio a junho, foram coletados para descarte mais de 100 quilos de itens como pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos fora de uso em funcionamento ou não. Parte desse material é originário de moradores e a outra vem de secretarias municipais. O montante foi levado à cidade de Antônio Carlos para o programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), responsável por gerir esse tido de lixo.

No município gancheiro, a logística reversa funciona por meio de dois projetos desenvolvidos a partir de um convênio assinado entre Prefeitura, FAMGOV e IMA, em abril de 2021, para possibilitar à população meios para o descarte correto de materiais sólidos recicláveis. Nesse convênio, o município instala ecopontos para o descarte e destina esse material ao Programa Penso, Logo Destino.

O primeiro projeto, criado em maio deste ano, é de descarte de lâmpadas usadas. Nesse, foram estruturados os três primeiros ecopontos para receber lâmpadas fluorescentes tubulares, luzes de led e incandescentes queimadas e fora de uso. As estruturas estão disponíveis em lojas de materiais de construção localizadas nos bairros Areias do Meio, Ganchos do Meio e Palmas.

O outro projeto, com início em 20 de junho, é o de coleta de eletrônicos usados de pequeno e médio porte. Este funciona no ecoponto montado no Centro de Projetos e Educação Ambiental da FAMGOV, localizado junto ao Viveiro de Mudas, no Bairro Palmas. Podem ser descartados nesse ecoponto eletrônicos, como teclados e mouses, celulares, notebooks, computadores, aparelhos de CD ou DVD, entre outros itens – não são aceitos eletrônicos de grande porte da linha branca, como geladeiras, lavadoras de roupa, etc.

As iniciativas integram as ações do município para se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de alguns produtos como óleo, pilhas e baterias, pneus, entre outros, o dever de implementar a logística reserva para dar a correta destinação final aos seus produtos depois de usados. Segundo essa legislação, o poder público deve incentivar e criar ações de conscientização sobre materiais e resíduos e iniciativas de educação ambiental.