INCENTIVO À CULTURA: ESCOLA ABEL CAPELLA REALIZA CONCURSO DE DECLAMAÇÃO DE POEMAS

Sob o tema “O Nosso Município”, participaram da competição 37 alunos do 9º do ensino fundamental da Escola Municipal Abel Capella. Os escritos devem ganhar publicação pela Secretaria de Educação.

Às vezes, para ganhar vida, os poemas precisam sair da tinta e do papel. Necessitam dos versos cantados, da interpretação e das oscilações que a voz faz para arrematar a atenção do ouvinte. E quem dá esse sopro é o declamador, a pessoa que embeleza a palavra com o timbre vocal, moldando-a para a existência além das páginas.

Em Governador Celso Ramos, a Escola de Educação Básica Municipal Abel Capella oportunizou aos alunos do 9º do ensino fundamental a experiência de criar e declamar poemas. E o resultado desse exercício foi apresentado no Concurso de Declamação de Poemas, evento da Secretaria de Educação, por meio da E.E.B.M. Abel Capella. O concurso foi realizado na segunda-feira (11/07) nas dependências da instituição de ensino, no Bairro Canto dos Ganchos, com a presença de alunos, professores, funcionários, secretários municipais e escritores do município.

Participaram da competição 37 alunos do 9º do ensino fundamental da escola. Sob o tema “O Nosso Município”, cada autor iniciante precisou declamar um poema de sua autoria para uma banca de jurados formada por escritores, poetas locais e personalidades políticas. Os cinco melhores ganharam prêmios como livros, certificados e troféus.

Os escritos poéticos são fruto das aulas de português ministradas pela professora Lucineide de Azevedo Simão, tudo transmitido como conteúdos programáticos e como ensinamentos para a vida. “Desde o início do ano os estudantes aprenderam sobre a criação de texto, a declamação e a interpretação de textos”, explica Lucineide.

A professora conta que, além de assimilar a teoria, os alunos têm contato com as letras e a produção literária, e incentivados a traduzir em versos o que enxergam e o que sentem sobre o município de Governador Celso Ramos e suas belezas. Esse terreno das ideias e teorias germinou e fez nascer versos que exaltam o singelo canto das aves, os matizes da natureza local e o som carregados de sotaque das conversas gancheiras.

O objetivo desse contato íntimo com as palavras, por meio das aulas e do concurso, é incentivar os estudantes a se aproximarem cada vez mais dos gêneros literários e dos autores nacionais, como Gonçalves Dias e sua “Canção do Exílio”, que foi tema de aula, e de escritores locais, como a poetisa gancheira Neuzita Luz de Azevedo Churkin, autora de obras regionalistas e de livros infantis – Neuzita, inclusive, foi uma das juradas do concurso.

O Concurso de Declamação de Poemas da Escola Municipal Abel Capella também contou com outras atrações, como músicas e leitura de poemas pela voz de Neuzita. Isso ampliou a experiência literária dos presentes no evento e ajudou os alunos a expandir seus conhecimentos sobre as possibilidades de uso do gênero poema, como na música.

Todos os escritos que participaram da competição estão expostos em um varal literário montado na escola. Esses poemas, que ganharam existência pelas palavras e vozes dos autores mirins, serão compilados em uma publicação da Secretaria de Educação para, em breve, estenderem suas vidas na tinta e no papel.