SEMANA DA ÁRVORE DE GOV. CELSO RAMOS TEM PLANTIO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS E FRUTÍFERAS

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), promoveu, na terça-feira (20/09), uma ação de plantio de mudas de espécies de árvores nativas e frutíferas com alunos de uma escola municipal. O plantio faz parte das comemorações da Semana da Árvore no município, em alusão ao Dia da Árvore celebrado em 21 de setembro.

35 alunos entre 9 e 10 anos participaram a atividade. Eles estão matriculados nos anos iniciais ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito Miguel Pedro dos Santos, do Bairro Jordão. Aproximadamente 20 mudas foram plantadas em uma área em recuperação localizada no Bairro Areias de Baixo.

A diretora da EMMA, Luciara Azevedo, explica que, antes e depois do plantio, os pequenos receberam orientações sobre a atividade e ganharam conhecimento sobre importância das árvores. Souberam que essas plantas fornecem sombra, amenizam a temperatura, aumentam a umidade relativa, melhoram a qualidade do ar e diminuem a poluição sonora, além de ofereceram abrigo e alimentação à fauna local, proteger o ecossistema como um todo, melhorando a qualidade de vida da população.

“As árvores são muito importantes para nossas vidas e para o equilíbrio da natureza, por isso é importante ampliar as áreas verdes em nossa cidade. O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais causados pelo homem na natureza”, esclarece a educadora ambiental.

SEMANA DA ÁRVORE

De 19 a 24 de setembro, em Governador Celso Ramos, acontece o Seminário da Semana da Árvore: Plante o seu futuro, com atividades que visam proporcionar uma reflexão sobre a importância da preservação das árvores e das florestas.

A proposta é incentivar a proteção do meio ambiente por meio de atitudes que trazem benefícios à natureza e estimular o pensamento sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição.

Para isso, a Escola do Meio Ambiente preparou uma série de atividades de cunho ambiental que contarão com a participação dos alunos da rede municipal, como uma Blitz Ecológica com doação de mudas de espécies nativas e frutíferas, na segunda-feira (19/09), e o plantio na área em recuperação do Bairro Areias de Baixo com os alunos da Escola Municipal Prefeito Miguel Pedro dos Santos, terça-feira (20/09).

Na quarta-feira (21/09), haverá palestra sobre Proteção e Conservação da Biodiversidade da Flora Brasileira, na sede da EMMA, Bairro Costeira da Armação; na quinta-feira (22/09), Trilha Ecológica; e na sexta-feira (23/09), palestra sobre Prevenção de Incêndio Florestal.