4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É REALIZADA EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

As conferências são importantes por proporcionarem um espaço para discussão sobre as políticas de Saúde. A etapa municipal reuniu usuários do sistema, trabalhadores e equipe gestora da Saúde.

 

Na tarde de quinta-feira (23/03), a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde promoveram a 4ª Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no Restaurante Mar à Vista, Bairro Ganchos de Fora. O evento faz parte do processo de participação do município na 17ª Conferência Nacional de Saúde e na 9ª Conferência Estadual de Saúde, que promove conferências em cidades de Santa Catarina e do Brasil.

 

A conferência contou com a presença de usuários do sistema, trabalhadores e equipe gestora da Saúde do município. Também estiveram presentes o prefeito Marcos Henrique da Silva, o secretário de Saúde, Gabriel Ruan Duarte, o chefe de Gabinete, William Wollinger Brenuvida, secretários municipais e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

 

Em seu pronunciamento, Marcos Henrique da Silva destacou a relevância do evento para o município e o papel dos profissionais de Saúde no atendimento das demandas da população.

 

“Estar aqui, como prefeito, na 4ª Conferência Municipal de Saúde é muito gratificante. Também é muito importante saber que os profissionais que temos na nossa secretaria [de Saúde] têm o compromisso de atender cada vez melhor cada cidadão que procura algum atendimento”, disse o prefeito.

 

Sob o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o objetivo foi debater as políticas de Saúde do município, levantar demandas e propor medidas e diretrizes para melhoria do sistema, além de eleger os delegados e suplentes que representarão o município na etapa estadual.

 

Os debates foram iniciados com a apresentação dos quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

 

Depois da exposição, o encontro proporcionou a divisão dos participantes em grupos definidos por eixo, nos quais todos puderam trocar ideias e experiências, que se transformaram nas propostas, mudanças ou medidas para melhorar a Saúde.

 

No encerramento dos trabalhos foram escolhidos os delegados, e seus suplentes, que representarão Governador Celso Ramos na Conferência Estadual. Esses escolhidos representam os segmentos usuário,  gestão e trabalhador de Saúde.

 

DELEGADOS E SUPLENTES

 

USUÁRIO

Delegado: Noeli da Silva Filha Martins;

Suplente: Gabriela Callado.

 

GESTOR

Delegado: Guilherme B. do Santos;

Suplente: Mariana Avelino Medeiros.

 

TRABALHADOR

Delegado: Rafael de Souza Leonardo;

Suplente: Natália Alzira dos Santos Sens