DIA DE TREINAMENTO: EQUIPE DO SAMU-192 PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO

A capacitação de direção defensiva teve como público quatro condutores socorristas, que tiveram aula teórica e prática de direção.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Governador Celso Ramos participou, nesta quinta-feira (30/03), de um Curso de Aperfeiçoamento e Reciclagem em Direção Defensiva. Quatro condutores socorristas da unidade municipal estiveram na aula teórica e de direção.

O objetivo do dia de treinamento foi oferecer conhecimentos que vão desde informações sobre veículo e sua mecânica até as melhores práticas de condução durante um atendimento.

As atividades iniciaram no período da manhã, com uma aula teórica na base do SAMU, no Bairro Palmas, e se estenderam até o período da tarde, com as aulas de direção em uma pista de pouso e decolagem localizada em Areias do Meio.

Na parte da manhã, a teoria foi sobre o veículo de emergência, condução, ergonomia e sobre o que é necessário saber antes de iniciar o plantão. Também aconteceu uma breve aula prática de mecânica, para que os condutores saibam se prevenir de possíveis imprevistos que possam surgir no dia a dia.

A aula da tarde foi a vez de colocar em prática as instruções da direção defensiva. A ideia foi colocar o motorista socorrista atrás do volante para melhorar a condução da ambulância em todas a situações que a pista apresentar.

O servidor do SAMU-192 de Santa Catarina, Ricardo Bim, que representou o gerente municipal da unidade, Alessandro Targino Jorge, conta que a intensão deste curso foi dar aos motoristas socorristas a noção da necessidade de se estar preparados para evitar acidentes, de ter um campo de visão para atuar na direção defensiva.

“Ele não é simplesmente um motorista, ele é o condutor e o socorrista, e ainda o maior responsável pela segurança de todos dentro da ambulância”, disse.

O gestor de Frotas do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, de Florianópolis, cabo Maurício Osvaldo da Silveira, que ministrou o curso, destaca que a capacitação apresenta benefícios. Na questão econômica do município, por exemplo, condutores mais capacitados diminuem os índices de viaturas que necessitam de manutenção. Para o motorista, a ergonomia ao volante diminui o desconforto e a fadiga, o que contribui para a saúde.

O SAMU-192 de Governador Celso Ramos pretende trazer, este ano, mais cursos com outras temáticas. O intuito é preparar cada vez mais os profissionais para todas as ocorrências que aconteçam no município e cidades vizinhas.