1º FÓRUM MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS É REALIZADO EM GOV. CELSO RAMOS

A proposta do evento foi escutar a sociedade e profissionais de Educação e Segurança para construir coletivamente um protocolo municipal de segurança para as escolas municipais.

 

Debater soluções e construir coletivamente medidas para reforçar a segurança nas instituições de ensino municipais. Essa foi a proposta do 1º Fórum Municipal de Segurança Pública nas Escolas realizado na tarde de terça-feira (11/04) em Governador Celso Ramos. O evento reuniu mais de 500 pessoas interessadas em discutir a expansão e otimização dos serviços de segurança nas escolas. Participaram pais e responsáveis dos alunos, educadores, forças de segurança e autoridades do município e da região da Grande Florianópolis.

 

O fórum aconteceu a partir de uma parceria entre Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e Segurança Pública e Gestão do Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil de Governador Celso Ramos.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Adilson Costa, a ideia foi criar um espaço aberto para ouvir a sociedade como um todo, especialistas e a comunidade escolar para, a partir dessa discussão, definir prioridades e ações a serem realizadas para garantir um ambiente mais seguro nas escolas.

 

No evento, o prefeito Marcos Henrique da Silva destacou os projetos de segurança que a Administração Municipal implementou nas escolas municipais nos últimos dois anos.

 

“Já investimos em algumas ações no município, como instalação de videomonitoramento interno e externo, o reconhecimento facial e a colocação de grades em escolas. Vamos fazer muito mais: vamos implantar a segurança armada e não armada nas escolas”, disse.

 

Após a abertura, foi aberto um espaço para os participantes apresentarem suas sugestões. A partir dessas proposições, as autoridades produziram um protocolo com as medidas que serão implementadas nas 18 escolas e centros de educação da rede.

 

Essas iniciativas de segurança visam melhorar a segurança dos educadores, profissionais e dos estudantes. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, Governador Celso Ramos conta com 3.041 alunos matriculados no ano letivo 2023 nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e Educação Especial.

 

Protocolo de segurança nas escolas

 

A partir do debate realizado no 1º Fórum Municipal de Segurança Pública nas Escolas de Governador Celso Ramos, foi elaborado o Protocolo Municipal de Segurança com as seguintes medidas:

 

1 – Formação de uma comissão composta por integrantes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Polícia Civil, secretarias municipais de Educação e de Segurança Pública e Gestão do Trânsito, Câmara de Vereadores, gestores de escolas e representantes da comunidade escolar (pais ou responsáveis);

 

2 – Visita da comissão às escolas municipais para avaliar a segurança de cada prédio;

 

3 – Manutenção, construção ou instalação de muros e grades nas escolas, se necessário;

 

4 – Treinamento para situações de emergência;

 

5 – Aumento de rondas da Polícia Militar, com a presença, inclusive, nos pátios das escolas e arredores;

 

6 – Reforço da obrigatoriedade de uso de uniformes escolares;

 

7 – Abertura de licitação para instalação de dispositivos como o Botão de Pânico e detectores de metais;

 

8 – Contratação de segurança armada e não armada nas escolas municipais;

 

9 – Projeto Bombeiro Mirim.