PROJETO LIMPEZA DOS MARES RETIRA 7,2 TONELADAS DE RESÍDUOS DO MAR NA ETAPA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

Cerca de 250 voluntários participaram da ação na Baía dos Golfinhos, Bairro Costeira da Armação. O Projeto Limpeza dos Mares, da ACATMAR, está em sua 10ª temporada.

Mais de 7,2 toneladas de resíduos retiradas do mar. Esse é o resultado de mais uma etapa do Projeto Limpeza dos Mares, que aconteceu no sábado (27/05), na Baía dos Golfinhos, no Bairro Costeira da Armação, em Governador Celso Ramos. O projeto chega a sua 10ª temporada e já contou com etapas realizadas em diversos municípios catarinenses. O material recolhido foi recolhido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços públicos, que precisou de uma retroescavadeira e de um caminhão o serviço. Os resíduos serão separados e o que pode ser reaproveitado ganha uma nova vida por meio da reciclagem.

Participaram da etapa do fim de semana 250 voluntários, entre adultos e crianças em prol da limpeza da praia, costões, restingas e fundo do mar. Também vieram ao evento voluntários de outros municípios, como Jaraguá do Sul, Tijucas e Florianópolis. Outras presenças que se destacaram foram os “voluntários golfinhos” (mergulhadores).

O prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, destacou o apoio do Poder Público Municipal à ação. “O projeto Limpeza dos Mares tem total apoio da Prefeitura, a Secretaria de Educação também apoia esse trabalho”, disse.

Marcos Henrique também falou sobre o papel da educação para a construção de um futuro sem lixo nos mares e praias. “Estamos fazendo esse trabalho bem ativo com as nossas crianças para conscientizar, para que no futuro a gente possa ter uma demanda muito pequena ou quase nada dessas ações de limpeza […] acreditamos na educação, na conscientização das crianças para que a gente possa no futuro ter um ambiente mais sustentável e melhor para as pessoas”, destaca.

“Há quem diga que a praia estava limpa, mas quando ajustamos a nossas lentes e permitimos nos conectar com a natureza digo que conseguimos ouvir o pedido de socorro do lixo e encontra-los onde quer que estejam e assim resgata-los para dar-lhes o destino de volta ao seu ciclo mais sustentável”, afirma Michele Castilho, coordenadora do projeto Limpeza dos Mares.

De acordo com a Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), que realiza o projeto, a maior quantidade de lixo encontrado estava junto às restingas e costões, onde se encontrou de tudo: muito canudinho plástico, garrafas pets, restos de redes abandonadas, muito plástico variado de cabo de cotonete, embalagens, cabides, bitucas e embalagens de cigarro, isqueiros, pneus, garrafas de vidro, restos de construções, latas e equipamentos de pinturas descartados junto a margem do rio e até uma seringa com agulha e sangue.

“Impressiona o descaso das pessoas que ainda continuam jogando tudo quanto é tipo de lixo como se o mar fosse o lixeiro de suas casas, o bom de tudo isso é que ao ir nas escolas temos a certeza que lá sim conseguimos sensibilizar as crianças sobre a importância do descarte correto e que ensinam os próprios pais e suas famílias como fazer o certo e descartar corretamente o lixo”, afirma Mané Ferrari, presidente da ACATMAR.

Essa etapa da 10ª temporada do projeto Limpeza dos Mares abriu oficialmente as atividades da semana do meio ambiente que continuará com palestras nas escolas e atividades até o dia 6 de maio. Antes disso, na semana passada, as crianças das escolas do município receberam o projeto Limpeza dos Mares em suas salas de aula durante a semana para aprender mais sobre o lixo marinho e o propósito do projeto. Na ocasião, os futuros protetores receberam o certificado de Amigo do Limpeza dos Mares se comprometendo na preservação da natureza. Muitos desses estudantes participaram da ação na praia, levando suas famílias para auxiliar na limpeza.

O Limpeza dos Mares é realizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do FORT Atacadista. A Etapa praia Baía dos Golfinhos conta com apoio institucional da Prefeitura de Governador Celso Ramos por meio da Secretária da Educação, Secretaria de Turismo e Eventos, Escola Municipal do Meio Ambiente e Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiro Militar de SC, Programa Bandeira Azul, Iate Clube Veleiros da Ilha e conta com apoio oficial das empresas BOATLUX, Marina Atlântida, Netuno Geradores e VERTEX Oil Spill Supply e  Escuna Pirata.