À ESPERA DOS PEIXES, PESCADORES ARTESANAIS DA TAINHA RECEBEM IMUNIZAÇÃO CONTRA A INFLUENZA (GRIPE)

Nesta segunda-feira (29/05), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, iniciou um mutirão de vacinação contra a Influenza (Gripe) em pescadores artesanais do município.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos iniciou nesta segunda-feira (29/05) um mutirão para levar a vacinação contra a Influenza (Gripe) a todos os pescadores artesanais do município no período de safra da tainha. A ação foi organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (VIGE), que montou uma equipe com a missão de percorrer todos os ranchos de pesca artesanal para imunizar os pescadores.

Para a diretora Lidiana Cardoso e para a enfermeira Gabriela Callado, a iniciativa busca levar a proteção contra a gripe às pessoas que, por motivo da temporada da tainha, não puderam ir às Unidades Básicas de Saúde do município para se vacinar. O objetivo é cuidar da saúde dos pescadores artesanais que, na época da safra, deixam suas casas para passar seus dias nas praias expostos ao tempo e às baixas temperaturas à espera dos peixes.

A equipe é formada por quatro servidores equipados com seringas e uma caixa térmica com as doses.

Neste primeiro dia, a equipe começou com imunização de um pequeno grupo de pescadores que estavam na orla de Ganchos do Meio à espera de uma embarcação. Mais tarde, os profissionais visitaram os ranchos de pesca da Praia de Palmas, Praia Grande (Caravelas) e Praias das Cordas, locais nos quais encontraram pescadores e mestres de olho nos movimentos do mar, tecendo suas redes ou confraternizando.

O pescador Amandio Cabral Neto foi um dos imunizados. “Ficamos muito felizes em ser vacinados no rancho da Praia de Cordas. Como é safra da tainha quase não temos tempo para sair e ir até o posto de saúde para a vacinação contra a gripe, , mas graças a Deus que vocês [a equipe da Saúde] vieram fazer esse trabalho conosco, obrigado a todos pela atenção com os pescadores, gratidão”, relata.

Nesta terça-feira (30/05), os profissionais de Saúde farão novas visitas a outros ranchos para novas aplicações de imunizantes contra a influenza (Gripe) em mais pescadores artesanais da tainha.