SAÚDE MUNICIPAL E GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE PROMOVEM CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE A DENGUE

A iniciativa procurou reforçar as atribuições dos agentes de Saúde, principalmente no enfrentamento da Dengue. As palestrantes também apresentaram informações pertinentes à rede primária.

41 profissionais de Saúde, como agentes comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros, que atuam na atenção primária de Governador Celso Ramos participaram, na quinta-feira (27/04), no Bairro Ganchos de Fora, de um curso de capacitação para o enfrentamento da Dengue no município.

O curso foi ministrado pela equipe da Macrorregional da Grande Florianópolis da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, representada pelas técnicas em atenção primária Ana Paula Dias, Carmen Lúcia da Rocha Martins e Cátia Birkoholz. O secretário municipal Gabriel Ruam Duarte, a enfermeira Gabriela Callado e o assessor Dalmiro Lobo Filho da Secretaria Municipal de Saúde de Gov. Celso Ramos mediaram os diálogos.

“A proposta do curso foi qualificar ainda mais a equipe da rede primária da cidade”, disse o assessor Dalmiro Lobo Filho.

A técnica Ana Paula Dias explica que a capacitação procurou reforçar informações sobre a atuação e as atribuições dos agentes de Saúde no dia a dia na rede municipal e neste período de enfrentamento à Dengue. Entre as atribuições, por exemplo, está desenvolver atividades de promoção da Saúde, prevenção de doenças, vigilância de Saúde e orientar a comunidade sobre doenças.

Sobre o enfrentamento da dengue, a palestrante destacou o papel das visitas domiciliares e a investigação dos casos de Dengue, bem como a articulação entre a equipe ACS e o agentes de controle de endemias (ACE) no enfrentamento dos focos do Aedes aegypti no município.

Outro ponto de destaque foi a importância da coleta de dados, porque é a partir de informações precisas que a rede municipal de Saúde poderá definir as melhores estratégias para atender a população.

O curso de capacitação integra o conjunto de iniciativas que a Secretaria Municipal de Saúde estruturou para o enfrentamento da Dengue no município. Entre as ações, destacam-se as palestras nas escolas municipais, monitoramento de focos, fiscalização de denúncias, campanhas de conscientização, eliminação de larvas do mosquito por meio do uso de produtos desinfetantes, como cloro, e outras atividades.