REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBE O PROJETO BOMBEIRO MIRIM

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos.

Na tarde desta terça-feira (02/05), o auditório da Escola Municipal do Meio Ambiente, no Bairro Costeira da Armação, recebeu 40 alunos das escolas municipais Professora Elvira Sarda da Silva, Alaíde da Silva Mafra e Maria Amália Cardoso para a aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e o Corpo de Bombeiros, e busca capacitar os estudantes da rede municipal a agirem de maneira preventiva em situações de risco. Outra proposta do projeto é ajudar a formar cidadãos que possam contribuir para uma sociedade mais segura e promover o exercício da cidadania.

O 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros, Wilson Coelho Junior, que teve a ideia de implementar o projeto na rede municipal, e vai ministrar as aulas, explica que o Bombeiro Mirim é um programa educacional e de prevenção oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para jovens.

“Ele tem como objetivo promover a orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e valorização da cidadania e autoestima dos alunos, por meio das atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. O programa ensina valores como respeito, disciplina, hábitos saudáveis, preservação do meio ambiente, solidariedade, lealdade e sinceridade”, disse.

O projeto oferece aulas teóricas e práticas nas quais os estudantes aprendem conhecimentos básicos de primeiros socorros aplicado à criança e ao adolescente, prevenção de acidentes na infância e juventude, prevenção e segurança em desastres maturais, segurança contra incêndios, educação ambiental, entre outros conteúdos.

Na primeira aula, o comandante Wilson Coelho Junior, com apoio de uma equipe formada por educadores e profissionais que atuam no salvamento, falou sobre a dinâmica do curso, o cronograma das aulas e atividades e apresentou o conteúdo didático. Os alunos que compareceram fizeram até a ordem-unida, que é uma formação habitual de marcha.

Além das aulas, que acontecem todas as terças-feiras na Escola Municipal do Meio Ambiente, o curso também prevê visitação ao Batalhão de Bombeiros e ao Batalhão de Operações Aéreas. Ao final do curso haverá formatura da turma do Projeto Bombeiro Mirim 2023.