CRIANÇAS ATENDIDAS PELO CRAS/GCR SE MARAVILHAM COM A VIDA MARINHA EM PASSEIO NO AQUÁRIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Os pequenos visitaram um aquário com cerca de 140 espécies de animais e habitats do mundo todo. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar um dia fora da rotina e fortalecer vínculos.

55 crianças, de 7 a 14 anos, atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social de Governador Celso Ramos (CRAS/GCR), unidade que faz parte da Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal, ganharam um presente diferente e divertido nessa quinta-feira (11/05).

Elas visitaram o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, e conheceram cerca de 140 espécies de animais do mundo todo, ambientadas em 30 recintos com mais de um milhão de litros de água doce e salgada criados para suprir as necessidades desses animais.

O passeio teve entrada gratuita, transporte e lanche, tudo organizado pela equipe de servidores do CRAS/GCR. A atividade foi realizada com o objetivo de fortalecer vínculos, dar aos pequenos novas experiências e vivências e contribuir para a construção de uma consciência sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade.

“A ideia foi de todos os colaboradores, por exemplo, da orientadora, da psicóloga, da assistente social, do motorista, e demais profissionais do CRAS. É um esforço em conjunto para transformar essa ideia em realidade e em ação. Quem ganha somos nós, que vemos os sorrisos estampados nos rostos de cada criança, e elas [as crianças], que vão brincando, conversando e fortalecendo os laços de amizade”, disse a diretora do CRAS, Claudineia Gomes.

Para viagem, as crianças foram divididas em dois grupos. No período da manhã, o primeiro grupo contou com 24 crianças; à tarde, o segundo teve 31. A divisão foi necessária para que os pequenos pudessem fazer a visita num turno sem perder as atividades escolares no contraturno.

Em Balneário Camboriú, o percurso de aventura começou com uma pequena parada no período jurássico. Na entrada do Oceanic Aquarium, as crianças interagiram com um dinossauro velociraptor e um tiranossauro de pelúcia, ambos inofensivos.

Minutos mais tarde, foi a vez de adentrar no aquário, percorrer os três pisos do local e conhecer animais e habitats de todo o mundo. No trajeto: trutas, axalotes, pirarucus, jacarés, piranhas, sucuris, peixes-palhaços, polvos, arraias, pinguins, lontras, medusas e outros animais.

O passeio contou ainda com passagem através do recinto de imersão com aves, para representar o continente da Oceania, e uma pequena pausa para observação do tanque de água salgada que abriga um casal de tubarões-mangona, espécie que está ameaçada na costa brasileira.

Miguel, 9 anos, que acordou 6h30 da manhã para a viagem, explica que aquilo que só tinha visto nas telas por meio de filmes, como Aquaman e Avatar, pode presenciar frente a frente. “Tudo muito legal”, disse.

Agatha, 8 anos, que pulou da cama um pouco mais cedo, às 6h, para uma manhã de aventura, conta que ficou maravilhada com os “bichos” e seu sentimento foi de estar em uma fantasia. “Incrível e lindo… parece coisa de desenho e do [Filme] Procurando Nemo”, completa.

Depois de finalizado o passeio, todas as 55 crianças atendidas no SCFV tiveram uma coisa em comum: reação de espanto, curiosidade, olhos brilhantes e maravilhados.

Mais do que um dia fora da rotina, a viagem ao Oceanic Aquarium, organizada pela equipe do CRAS/GCR, proporcionou aos pequenos muita aventura, fortalecimentos de vínculos, como amizade e companheirismo, e consciência ambiental.