PROJETO GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE CHEGA À 5ª EDIÇÃO

Lançamento da edição 2023 foi na quinta-feira (11/05). O projeto busca transformar estudantes da rede municipal em agentes de mudança com o compromisso de zelar pelo meio ambiente.

Transformar estudantes de escolas municipais em pessoas conscientes, preocupadas com o meio ambiente e agentes de mudanças positivas na escola e na sociedade. Essa é uma das premissas do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA/GCR), que chega a sua quinta edição.

O lançamento da ação aconteceu na Sede da EMMA/GCR, no Bairro Costeira da Armação, na quinta-feira (11/05), e contou com a presença de educadores ambientais e professores e 40 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Elvira Sardá da Silva e Abel Capella, que participarão da edição 2023.

A diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara Azevedo, explica que a proposta do projeto é  “proporcionar condições de aprendizado aos alunos guardiões por meio atividades voltadas à preservação do meio ambiente e integração social, além de capacitá-los para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente e contribuírem para a complementação da educação que recebem de seus pais e responsáveis, aprimorando e ampliando o desenvolvimento intelectual, social e a cognição no que tange ao meio ambiente”.

Para se tornar um guardião do meio ambiente, os alunos precisarão passar por aulas semanais para desenvolver conhecimentos, que serão ministradas no período entre maio e julho. No curso, eles ganharão apostilas, uniformes e capacitação teórica e prática sobre o meio ambiente.

O projeto prevê ainda saídas externas com trilhas ecológicas, visitas à Área de Preservação Ambiental (APA) do Anhatomirim e passeios náuticos pela costa do município, para proporcionar vivências e contato com a natureza.

Ao final, será realizada uma solenidade para oficializar a formação dos novos guardiões ambientais do município.

GUARDIÕES AMBIENTAIS

O Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente foi criado em 2018 e este ano chega à quinta edição.

O projeto formou mais de 190 guardiões nas turmas de 2018, 2019, 2021 e 2022 – o curso não foi realizado em 2020 por razão da pandemia.

Com a turma de 2023, serão mais 230 protetores ambientais formados.