PROJETO FEIRA NA PRAÇA REÚNE PEÇAS DE ARTESANATO, ALIMENTOS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NA PRAÇA 6 DE NOVEMBRO EM GANCHOS DO MEIO

Na avaliação dos organizadores, a edição do sábado (10/06) foi um sucesso e deixou os artesãos e expositores ansiosos para participarem de novas feiras.

O sábado (10/06) de sol foi movimentado na Praça 6 de Novembro, no Bairro Ganchos do Meio, em Governador Celso Ramos. Em frente ao Paço Municipal, aconteceu mais uma edição do Projeto Feira na Praça, iniciativa criada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, que busca dar visibilidade ao artesanato local e proporcionar geração de renda aos artesões do município.

Esta edição contou com mais de 30 expositores que puderam apresentar seus produtos em 14 barracas e 28 mesas instaladas para organização para promover o encontro entre produtos artesanais e população, e gerar oportunidades de negócios.

Quem esteve nas barracas, pode ver e comprar peças de bordado, cerâmica, madeira e uma diversidade de trabalhos manuais, e até se deliciar com salgados, doces e bolos à venda. O evento também contou com a presença de cinco grupos de mães e idosos e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gov. Celso Ramos.

De acordo com o secretário-executivo de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, Miguel João Simão, a edição foi um sucesso, inclusive com direito a mensagens positivas dos expositores, e deixou os participantes ansiosos para a realização de novas feiras.

“Todos ficaram maravilhados. Uma feirante, por exemplo, escreveu pra mim que ‘foi um dia de muitos aprendizados para minha primeira experiência’ e outra que foi ‘uma experiência maravilhosa e extremamente gratificante’. Esta última disse também ‘obrigado pela oportunidade de expor meu trabalho e conhecer pessoas maravilhosas’. Essas mensagens são exemplos da receptividade positiva. Além dessas e outras demonstrações, todos se mostraram ansiosos com a possibilidade de participar das novas feiras. Agora é hora de iniciar a preparação para o próximo evento”, disse o secretário-executivo.

As edições do Projeto Feira na Praça seguem um cronograma mensal e serão realizadas sempre no início de cada mês.

Para participar, o interessado deverá fazer cadastro na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em Calheiros, das 7h às 13h. Para isso, basta levar um comprovante de residência, um documento pessoal e uma foto 3×4 para confeccionar a carteirinha. A partir do momento em que artesão estiver com a carteirinha, será membro do grupo de feirantes e artesãos do município e poderá participar das edições e expor o seu artesanato.

O cadastramento se encerra no dia 15 de julho. Depois deste prazo, o período para novos cadastramentos acontecerá após a temporada de verão 2023/2024.

CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS FEIRAS:

•             1º de julho, na Praça Guilherme Simão Alves, no Bairro Canto dos Ganchos;

•             5 de agosto, no Bairro Fazenda da Armação;

•             9 de setembro, no Bairro Palmas;

•             7 de outubro, no Bairro Areias do Meio;

•             4 de novembro, no Bairro Areias de Baixo;

•             No dia 15 de dezembro inicia, no Bairro Palmas, na praça, a Feira de Verão com os artesãos cadastrados.