COVID-19: GOVERNADOR CELSO RAMOS TERÁ VACINAÇÃO DE PESSOAS COM 24 ANOS OU MAIS E TRABALHADORES DA INDÚSTRIA ACIMA DE 18 ANOS

A imunização acontece em sistema drive-thru no Bairro Palmas, na sexta-feira (13/08), sábado (14/08) e segunda-feira (16/08) das 8h30 às 16h. É necessário levar documentação comprobatória.

Nesta sexta-feira (13/08), sábado (14/08) e segunda-feira (16/08), das 8h30 às 16h, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizará mais uma etapa de imunização contra a Covid-19. O público-alvo é formado por pessoas com idade igual ou superior a 24 anos, trabalhadores da indústria acima de 18 e pessoas (de grupos prioritários e que tomaram a primeira dose da AstraZeneca [Fiocruz]) que estejam com a segunda dose agendada para até o dia 31 de agosto.

A aplicação das doses acontecerá em sistema drive-thru na Avenida Augusto Prolik, em frente à Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), no Bairro Palmas. Para se vacinar, basta levar os documentos exigidos e se enquadrar no grupo ou faixa etária de vacinação.

Com esta estratégia, o município avança com a imunização de sua população de forma escalonada da maior para a menor idade. Em paralelo a esta etapa, estão sendo vacinadas pessoas de outros grupos prioritários que ainda não receberam a primeira dose do imunizante, como os profissionais da Educação, pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente, e trabalhadores da segurança pública. Também continuam sendo imunizados com a segunda dose aqueles que já completaram o período após a dose 1, mas estão com a dose 2 atrasada.

DOCUMENTAÇÃO

Para receber a vacina, é necessário residir no município e, no dia da aplicação, levar documentos pessoais. Veja a lista abaixo:

• Qualquer documento com foto (carteira de identidade, por exemplo);
  • CPF;
  • Carteira Nacional do SUS;
  • Comprovante de Residência;
  • Declaração de moradia emitida pela agente de saúde do bairro (caso não tenha um comprovante de moradia no nome de quem vai receber a dose de vacina);
  • Para trabalhadores da indústria: declaração da empresa com os dados do funcionário e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Confira a lista de atividades da indústria pertencentes ao grupo de vacinação considerados pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento no fim do texto.

CASOS DE COVID E VACINAÇÃO EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

De acordo com o último relatório epidemiológico, divulgado em 09 de agosto, o município apresentou 2.706 casos positivos e 27 óbitos confirmados por Covid-19. Dos casos confirmados, 19 eram novos registros em comparação à semana anterior. Do total de positivados, 2.651 são pacientes recuperados, que não transmitem a doença, e o número de pacientes ativos, que seguem em acompanhamento médico, é de 28.

No município, de acordo com o Balanço de Vacinação Contra a Covid-19 de 09 de agosto, 12.459 doses contra a Covid-19 foram aplicadas na população. A vacinação atingiu 8.910 pessoas com a primeira dose, equivalente a 61% da população. A segunda dose da vacina, por sua vez, foi aplicada em 3.549 pessoas, ou 24,30% da população gancheira. A quantidade de pessoas não vacinadas no município é de 5.696 pessoas, ou 39% da população de 14.606 (IBGE, 2020).

DOE UM ALIMENTO NO MOMENTO DA VACINA

Nos dias de vacinação, a Associação dos Moradores de Palmas do Arvoredo (AMOPA), com apoio da Prefeitura Municipal, estará recebendo doações de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para contribuir, basta levar 1kg de alimento no momento que for receber a vacina.

As doações podem ser feitas no drive-thru de Vacinação Contra a Covid-19, na Avenida Augusto Prolik, em frente à FAMGOV, em Palmas, ou nos postos de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), na Policlínica Municipal, no Bairro Calheiros, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Fazenda da Armação.

LISTA COMPLETA DE ATIVIDADES DA INDÚSTRIA:

Grupo prioritário de trabalhadores industriais engloba os trabalhadores da indústria e construção civil, conforme Nota Técnica 032 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina:

• Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais;
  • Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, farmacêuticos, roupas e tecidos;
  • Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes;
  • Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;
  • Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução;
  • Construção civil;
  • Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores industriais.