CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE GOVERNADOR CELSO RAMOS REALIZA REUNIÃO ORDINÁRIA

A proposta do encontro foi abordar assuntos como a eleição do conselho membros, o calendário anual de atividades, fundo municipal e plano municipal do Turismo, e Mapa do Ministério do Turismo.

Na tarde desta quinta-feira (29/06), aconteceu a assembleia geral ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Governador Celso Ramos. O encontro aconteceu na Sede da Secretaria de Turismo e Eventos, no Bairro Calheiros. Estiveram na reunião representantes do Poder Público e da sociedade civil e a consultora de Turismo da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Audrey Rembowski.

Audrey Rembowski trouxe exemplos de outras cidades brasileiras que são destaques no desenvolvimento do turismo, e falou sobre a importância da criação do Plano Municipal do Turismo.

Também explicou que, para ser incluído no Mapa do Turismo, o município precisa cumprir uma série de requisitos, como ter um órgão municipal de turismo, orçamento municipal voltado para o fomento do turismo, ter o Comtur formalizado e ativo, ter empreendimentos registrados no Cadastur, entre outros.

Governador Celso Ramos atende a muitos desses requisitos e, em breve, após cumprir as etapas que faltam, poderá entrar no Mapa.

“Com as informações que temos hoje, faltam poucos passos para entrar”, disse.

Depois que isso ocorrer, o município receberá um certificado de inclusão e estará apto a receber uma série de benefícios federais para estruturação de políticas públicas e fomento ao setor.

Sobre a formação do Comtur, os presentes à reunião definiram que permanecem nomeados, para um mandato de anos, os atuais representantes descritos no Decreto Municipal Nº 20/2022.

Os membros do Comtur se reunirão para uma nova a assembleia geral ordinária no dia 14 de julho, na Sede da Secretaria de Turismo e Eventos, no Bairro Calheiros.

COMTUR DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

O Comtur, conforme a Lei municipal Nº 1278/2018, é um órgão local de caráter deliberativo, consultivo e de assessoramento por finalidade auxiliar a Administração na orientação, planejamento e execução de iniciativas referentes ao desenvolvimento turístico. Este conselho é formado pessoas da sociedade civil e do Poder Público – composto por oito representantes titulares e seus respectivos suplentes, sendo quatro representantes do Poder Público e quatro representantes de entidades ou da iniciativa privada.

O conselho tem atribuições como propor diretrizes e oferecer subsídios para a formulação e implantação de uma Política Municipal de Turismo; subsidiar a formulação dos planos, programas, projetos e atividades de promoção e incentivo ao turismo; emitir pareceres, recomendações e resoluções sobre questões do turismo municipal; estudar e propor ações visando desenvolvimento do turismo.