Parlamentares mirins tomam posse em Governador Celso Ramos

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (14/03) a cerimônia de diplomação e posse dos vereadores e suplentes eleitos por meio do Projeto Parlamento Mirim para a legislatura 2024. O evento aconteceu no auditório da sede da Pasta de Educação, no Bairro Areias de Baixo. Participaram da solenidade o Secretário de Educação, Adilson Costa, a professora Márcia Rodrigues de Azevedo e comunidade escolar do município.

Na posse, os estudantes assumem simbolicamente cargos legislativos, momento em que prestam juramento, recebem seus cargos e, a partir da diplomação, passam a ter a oportunidade de propor e discutir projetos de melhorias para o município e para o contexto escolar.

Em Governador Celso Ramos, o projeto é conduzido e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e busca estimular a participação política de estudantes da rede municipal de educação por meio da apresentação do funcionamento do sistema político e do incentivo à participação cívica desde cedo.

No projeto, os estudantes passam por momentos de reflexão, aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e conhecimento sobre a importância da política numa sociedade democrática dentro do contexto social em que esses estudantes vivem, para que conheçam os valores democráticos que permeiam a sociedade e que contribuem para formação da cidadania.

O pleito deste ano aconteceu no dia 28 de fevereiro em cinco instituições escolas municipais. Ao todo, 28 candidatos e candidatas de 12 a 15 anos do ensino fundamental e da educação especial concorreram às nove vagas de vereadores mirins, com seus respectivos suplentes. Em março, os novos legisladores fizeram a eleição da mesa diretora com presidente, vice, primeiro e segundo secretário. Cada mandato de cada vereador é de um ano, mas o candidato poderá concorrer à reeleição.