Prefeitura de Governador Celso Ramos participa do 1º Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário

Servidores da Prefeitura de Governador Celso Ramos representaram o município no 1º Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário (Seges), que aconteceu nos dias 6 e 7 de março no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Estado (TCE-SC) com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o evento buscou estimular o debate sobre os serviços de esgotamento sanitário em Santa Catarina, inclusive a coleta e o tratamento de esgoto.

Os dois dias de evento contaram com seminários, palestras e painéis, tendo temas como o poder concedente e a política de esgotamento sanitário catarinense, as perspectivas de atuação do controle diante do novo Marco Legal do Saneamento, soluções técnicas e financeiras para a universalização, entre outros temas.

Participaram dos debates gestores estaduais e municipais, agências reguladoras, prestadores de serviços, representantes da sociedade civil e órgãos de controle como o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o TCE-SC.

O município de Governador Celso Ramos foi representado pelas secretarias municipais de Saúde, pelo agente da Vigilância Sanitária (VISA), Guilherme Brzoskowski dos Santos, e Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, por meio da engenheira ambiental e mestre em Ambiente Costeiro, Bruna Costa.

Bruna Costa aproveita para contextualizar sobre o cenário de saneamento catarinense. “Estamos vivenciando a década do Saneamento e até 2033 teremos que ter 90% do nosso esgoto tratado. Entretanto, o Estado catarinense está aquém de atingir essa meta, somente 29% do nosso esgoto é tratado, uma realidade frustrante e vergonhosa”, explica.

A engenheira ambiental ressalta que todos os participantes do seminário estavam com a preocupação de discutir e convergir para a universalização do saneamento em todas as regiões e cidades de Santa Catarina.

Essa representatividade eu ainda não tinha presenciado em eventos dessa temática o que demonstra o interesse, incentivo e união de esforços na busca de técnicas, soluções e recursos para abordar e resolver um dos maiores problemas, o saneamento, esse que influencia diretamente na saúde, educação e economia da sociedade”, avalia.

Guilherme Brzoskowski dos Santos conta que nos seminários de cunho mais técnico foram discutidas medidas técnicas que poderiam ser implementadas para resolver o problema do esgoto em Santa Catarina, como alternativas às redes coletoras de tratamento coletivo, outras formas de tratamento e como conseguir recursos para implementar projetos.

“Então foi uma discussão mais técnica e também financeira, conhecimento que trouxemos para contribuir para a melhoria no saneamento no município”, disse.