Programa Domicílio Fiscal

O Programa Domicílio Fiscal é uma iniciativa da Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Receita e Setor de Tributos, que busca promover a regularização de empresas e profissionais autônomos prestadores de serviço em locais cujo zoneamento municipal não permita o exercício de atividades econômicas.

A medida foi implementada por meio da Lei Municipal 1.543/2022 e do Decreto Nº 53/2023.

No programa, empresas e autônomos que aderirem poderão eleger um domicílio fiscal dentro do município de Governador Celso Ramos que serve para regularização do negócio e contato com os órgãos de tributação e fiscalização. Isso tem benefícios como a possibilidade de emissão de notas fiscais de serviços e otimização do tempo quanto à burocracia na abertura de empresas.

Para aderir ao Programa Domicílio Fiscal é preciso que a empresa ou o profissional autônomo esteja em atividades econômicas listadas no Decreto Nº 53/2023, não sendo permitidas empresas cujas atividades sejam do comércio, indústria ou do ramo agropecuário.

Quais documentos são necessários?

São os documentos discriminados no Art. 3º do Decreto Nº 53/2023:

– Consulta de viabilidade emitida pelo REGIN;

– Ato Constitutivo;

– Documento de identidade e CPF do sócio administrador ou do profissional autônomo, conforme o caso;

– Comprovante de endereço residencial do sócio administrador ou do profissional autônomo;

– Registro no órgão de classe, para os profissionais autônomos;

– Termo de compromisso devidamente assinado e com firma reconhecida.

Observação: as empresas ou autônomos que aderirem ficam dispensados da apresentação de documentos como Habite-se, Licença Sanitária, Licença Ambiental e Licença do Corpo de Bombeiros Militar.

Onde requerer?

Setor de Tributos: deverá o interessado preencher o requerimento e protocolá-lo junto ao atendimento da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Receita, Avenida Ganchos, 426, Bairro Ganchos do Meio, (AO LADO DA FARMÁCIA SODRÉ).  O horário de atendimento é das 13h às 18h.

Internet: siga os caminhos:

1 – Acesse Prefeitura Moderna no Portal da Prefeitura de Governador Celso Ramos:

2 – No Prefeitura Moderna, no campo “selecione sua prefeitura” escolha a “Governador Celso Ramos”;

3 – Depois, clique no módulo de “Protocolo”;

4 – O próximo passo é escolher a opção “Iniciar um processo”;

5 – Preencha com as informações solicitadas e no campo “Tipo de solicitação” escolha “RECEITA – DOMICÍLIO FISCAL”.

Formulários

Requerimento-do-Domicilio-FiscalBaixar

Legislação

– Lei Ordinária Nº 1.543/2022;

– Decreto Municipal Nº 053/2023.