MÉDICOS E ENFERMEIROS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE DOENÇA HEREDITÁRIA RARA

Brasil é o segundo país com maior incidência da amiloidose hereditária. Há casos diagnosticados em Santa Catarina, inclusive em Governador Celso Ramos. Participaram da palestra profissionais da Saúde.

 

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, promoveu durante esta sexta-feira (10/06) uma palestra sobre polineuropatia amiloidótica familiar hereditária (PAF) também conhecida por hATTR (amiloidose hereditária por transtirretina), doença rara, degenerativa e progressiva que pode afeta diferentes partes do corpo.

 

Participaram do encontro médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal de Saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA).

 

A palestra foi ministrada por Deilys Gonzalez Vazquez, especialista no tema, que atua na empresa PTC Therapeutics.

 

Vazquez falou sobre aspectos da doença, formas comuns de amiloidose, diagnóstico por teste genético e tratamentos.

 

De acordo com a Pasta de Saúde e Saneamento, o objetivo do evento é ampliar a base de conhecimento Saúde, para que a atenção básica municipal possa detectar a PAF precocemente e faça os encaminhamentos necessários para os pacientes.

 

Segundo a Associação Brasileira de Paramiloidose (ABPAR), o Brasil é o segundo país com maior incidência da doença. Alguns casos foram diagnosticados em Santa Catarina, inclusive em Governador Celso Ramos.

 

Para mais informações sobre a doença, acompanhe o site da ABPAR