GOV. CELSO RAMOS RECEBERÁ AMBULÂNCIA PARA O SAMU

A confirmação de recebimento do veículo foi divulgada na terça-feira (05/04). A ambulância ajudará a diminuir o tempo de resposta em atendimentos de urgências.

Governador Celso Ramos ganhará uma nova unidade móvel de atendimento para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) do município. A confirmação da nova ambulância aconteceu a partir da aprovação da proposta que a Prefeitura fez junto ao Ministério da Saúde (MS) para liberação da unidade móvel. O pedido aprovado foi divulgado na terça-feira (05/04) por meio da comitiva formada por representantes do executivo municipal que esteve em Brasília para tratar de assuntos de interesse do município, como Saúde e Saneamento.

De acordo com o texto da proposta aprovada, o “apoio pré-hospitalar móvel será de fundamental importância para a contribuição direta na diminuição do tempo/resposta e aumentando às chances de sobrevida dos pacientes que serão atendidos pela nova USB/SAMU 192 de Governador Celso Ramos”.

Para fundamentar a solicitação, a Prefeitura Municipal considerou que o município possui uma área territorial de mais de 117 mil quilômetros quadrados, acesso terrestre único, pista simples e percurso sem acostamento e com relevo acidentado, além de 15 bairros espalhados por todo o seu território e uma população de mais de 14 mil habitantes que pode ultrapassar 100 mil habitantes na temporada de verão. Esses fatores contribuem para o aumento do tempo de resposta durante o deslocamento de uma unidade móvel terrestre para a realização de atendimentos, uma vez que ambulâncias precisam vir de cidades como Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos ou Tijucas.

Com a chegada da nova unidade móvel de atendimento para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), os atendimentos do serviço poderão iniciar imediatamente para a população de Governador Celso Ramos e municípios vizinhos. O veículo tem possibilidade ficar sediado em Unidades de Saúde, como a Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros, e a Unidade Básica de Saúde (UBS), de Palmas, até a construção da futura base do SAMU, no Bairro Palmas, obra que deve iniciar em breve.

RESULTADO HOJE, MAS TRABALHO COMEÇOU ANTES

Embora a aprovação tenha sido neste início de abril, as tratativas para trazer o SAMU-192 para o município começaram ainda em janeiro, quando o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina cumpriu agenda para visitar as instalações de Saúde locais.

Na ocasião, a Prefeitura Municipal iniciou a articulação para a instalação da SAMU, aquisição de uma ambulância e mais projetos para melhorar a Saúde de Governador Celso Ramos.