GRUPO DE MÃES DE AREIAS DE BAIXO CONTRA A DENGUE

Vigilância Sanitária Municipal e EPAGRI-SC promoveram uma palestra sobre o Aedes aegypti e a Dengue com o Grupo de Mães. A proposta é agir na prevenção por meio da educação e da informação.

O Grupo de Mães do Bairro Areias de Baixo participou, na tarde de segunda-feira (08/05), de uma palestra educativa sobre mosquito Aedes aegypti e sobre Dengue.

O encontro foi organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), representada pela extensionista municipal Ivanir Maria Taffarel da Silveira, e ministrado pelo agente da Vigilância Sanitária Municipal, Guilherme Brzoskowski dos Santos, com ajuda da auxiliar administrativa Sabrina de Oliveira Carvalho.

A proposta foi trabalhar a palestra como ferramenta para conscientizar sobre a importância de combater o mosquito, principal transmissor da Dengue e outras doenças como o Zika e Chikungunya, para que as mães se transformem em multiplicadoras do conhecimento e contribuam na luta contra esse perigo no município.

Os palestrantes apresentaram informações pertinentes à prevenção e controle da epidemia da Dengue, bem como alertaram sobre os cuidados caseiros para evitar a proliferação do mosquito, como evitar água parada. Além da palestra, as mães ganharam material informativo e um kit com jogos de tabuleiro elaborado para ajudar na luta contra o mosquito.

A atividade faz parte das estratégias da Saúde Municipal de enfrentamento da endemia, e visa atuar preventivamente por meio da educação com grupos de mães dos bairros e também com alunos das escolas municipais.

Na próxima semana, a palestra sobre a Dengue será realizada com o Grupo de Mães do Bairro Fazenda da Armação.